domingo, 31 de julho de 2022

Como enfrentar momentos difíceis

                  



SAÚDE TOTAL

Conversas psicanalíticas com o Dr. Eduardo Baunilha 

Como enfrentar momentos difíceis

Acredito que o psicoterapeuta e escritor M. Scott Peck foi direto ao ponto quando escreveu que “a vida é difícil”.

Parece que a proposição do autor vai na contramão do que entendemos até então, pois sempre ouvimos que precisamos ter pensamentos positivos para enfrentar as adversidades.

Todavia, os estudos mais recentes têm mostrado que este conceito somado a coragem de enfrentar as agruras da vida tem resultado em crescimento transformador.

A grande cartada é não se deixar dominar por sentimentos de impotência que, na maior parte das vezes, são muito limitantes; mas entender que a resiliência é aprendida e para tal fim é necessário que eu tenha coragem de vivenciar os períodos conturbados.

Se recordarmos de tantos momentos não muito agradáveis que vivenciamos até aqui, vamos perceber que somos mais fortes do que pensamos ser. Mas por que tem horas que desejamos desistir de tudo?

Penso, que muitas vezes, não ponderamos na situação vivida. É lógico que diante de uma dificuldade, estaremos sendo mais controlados pelo cérebro inferior, que é o nosso cérebro emocional, mais do que o cérebro superior, que é o nosso cérebro racional.

Porém, se pararmos um pouco e respirarmos, a emoção vai se esvair e conseguiremos ter um momento de reflexão que nos auxiliará numa busca por caminhos que possam minimizar a angústia produzida pela dor oriunda dos contextos conflituosos.

 Viktor Frankl, após sobreviver ao campo de concentração Auschwitz, aprendeu uma lição que muito bem pode ser abarcada por nós. O psicólogo entendeu que quando você não pode mudar seu mundo externo, você tem que trabalhar para mudar nosso mundo interno.

Ele relata que quando tudo parece estar perdido, podemos mudar nosso olhar para a situação, por meio da escolha e do controle do que pensamos. O que ele nos orienta é interpretar as situações não muito agradáveis de maneira a nos beneficiar, ou seja, dá para tirar pérolas do caos. Para tanto é necessário disposição, vontade e exercício mental.

Todavia, se a situação chegou a um patamar em que não posso controlar, preciso recorrer a profissionais da saúde mental para que estes me auxiliem a encontrar caminhos possíveis de controle desta ou destas emoções que estão me consumindo.

Jamais devemos permitir que o contexto ruim nos leve a um nível de angústia incontrolável, a ponto de que não consigamos encontrar saídas. A vida vale a pena, e muito. Não desista dela nunca.

Um fortíssimo abraço para você. Até a próxima!

sexta-feira, 29 de julho de 2022

A atriz Maria Vitória Simões estreia no filme Bootcamp - A Disputa e ainda comemora o seu aniversário no Rio de Janeiro

      A atriz Maria Vitória Simões estreia no filme Bootcamp - A Disputa e ainda comemora o seu aniversário no Rio de Janeiro

Vestido Edna Fashion - Crédito: Danilo Roberto Corte


A atriz Maria Vitória Simões, esteve no Rio de Janeiro na pré estreia do filme " Bootcamp - A Disputa, do cineasta e diretor, Moysés Faria, junto do elenco, no cinema no Shopping Fashion Mall no Kinoplex. 


Vestido Edna Fashion - Crédito: Danilo Roberto Corte

No filme ela vive Júlia, uma menina determinada e competidora. Aproveitando o dia da sua realização, ela comemorou junto dos mesmos o seu aniversário de 15 anos, através das lentes do fotógrafo, Danilo Roberto Corte, usando um vestido de festa vermelho, da loja Edna Fashion, no centro do Rio de Janeiro. 


Vestido Edna Fashion - Crédito: Danilo Roberto Corte

Foi bem animado, seus pais ficaram orgulhosos, por ser uma filha amorosa, dedicada e bem atenciosa.


Vestido Edna Fashion - Crédito: Danilo Roberto Corte


Photo imagem: Danilo Roberto Corte

Vestido: Edna Fashion

Assessoria de Imprensa Livia Rosa Santana da empresa Topssimo Assessoria




De Uberlândia para o Brasil: Pontes de Amor disponibiliza curso inédito em EAD para postulantes à adoção de todo país

   De Uberlândia para o Brasil: Pontes de Amor disponibiliza curso inédito em EAD para postulantes à adoção de todo país  


Curso presencial retorna em agosto na cidade  



Por: Alitéia Milagre


Divulgação


Graças ao trabalho conjunto da Pontes de Amor, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes e da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção pretendentes de qualquer parte do País podem optar pelo curso preparatório para adoção autoinstrucional gratuito em EAD. O curso é uma exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente a todos os que estão no processo de habilitação para adoção. Importante ressaltar que o curso EAD vale apenas para as localidades em que as comarcas não consigam ministrar presencialmente o curso.  

  

A diretora técnica da Pontes de Amor, Sara Vargas, explica que a experiência começou durante a pandemia e que o conteúdo que era apresentado presencialmente nos cursos em Uberlândia foi disponibilizado para todo o Brasil, com a mesma qualidade de material, vídeo aulas, textos complementares, atividades reflexivas e testes avaliativos de desenvolvimento. “Mais de 6.500 pessoas já se beneficiaram e as devolutivas são extremamente positivas. Durante a pandemia não paramos de habilitar pessoas para adotar e ainda proporcionamos esta oportunidade para comarcas de todo o Brasil. Estamos muito felizes por fazermos parte desse feito inédito”, afirma.  

   

Como acessar o curso   


Para fazer o Curso EAD “Preparatório para postulantes à adoção” basta acessar: www.ejef.tjmg.jus.br, clicar em “Curso”, em seguida “Pedir inscrição em curso”, na página de inscrições, localizar o nome da aula e em “Inscrições abertas – clique aqui”. Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso. A confirmação de acesso ao curso pode ser verificada no www.siga.tjmg.jus.br clicando no ícone “Painel do Estudante”, em até dois dias úteis após o pedido de inscrição. Para o EAD, o participante não precisa ter dado entrada com pedido na Vara da Infância e da Juventude e pode realizar seu próprio percurso de aprendizagem, devendo concluir a capacitação em até 30 dias após iniciá-la.   

  

O conteúdo programático é divido em 10 módulos, com matérias que abrangem temas como “Adoção e seus significados”, Aspectos jurídicos da adoção, Origem da criança/adolescente e sua história de vida, Desenvolvimento infantil e os impactos do trauma na infância/adolescência, entre outros. O curso tem carga horária de 21 horas/aula. O ambiente virtual do curso ficará acessível até as 23h55 do dia 31 de dezembro de 2022. Os participantes que não finalizarem a capacitação completa serão considerados reprovados.   

     

Para obtenção do certificado da EJEF é necessário ter atingido, no mínimo, 75% de aproveitamento no total de pontos distribuídos durante o curso. Basta clicar no botão “Gerar certificado” que estará disponibilizado na seção “Encerramento do curso”.  

  

Em Uberlândia, o curso precisa ser presencial e é destinado aos que já deram entrada no processo de habilitação na Vara da Infância e Juventude. Por isso, as aulas in loco retornam no início de 1º de agosto, nas segundas e quintas-feiras. O projeto acontece em parceria com a Vara da Infância e Juventude – Comarca de Uberlândia e conta com a participação de psicólogos, assistentes sociais, terapeuta familiar, técnicos e o Juiz titular da Vara da Infância. O preparo dos pretendentes à adoção envolve a discussão de aspectos psicossociais e jurídicos, culturais, educativos e a reflexão sobre os preconceitos e as discriminações que permeiam o imaginário social. Os participantes recebem um certificado, porém, precisam ter participação mínima de 80% da carga horária (15 horas).   



Divulgação


Adoções não param   


Segundo dados da Pontes de Amor, no auge da pandemia, em 2019, houve um crescimento no número de adoções em Uberlândia. Neste ano, 41 adoções foram ajuizadas, contra 12 em 2020 e 34 em 2021.   


Sara Vargas acredita que devido à parceria dos Grupos de Apoio à Adoção, Tribunais de Justiça e meios de mídia, os adotantes estão mais abertos ao acolhimento das crianças reais. “Refiro-me às que realmente estão à espera de uma família, muitas vezes crianças com mais de nove anos, grupos de irmãos ou crianças com doenças”, explica.   

   

Pós-adoção    


O período pandêmico pressionou muito as relações familiares e afetou a saúde mental de muitas crianças e adolescentes. Porém, Vargas salienta que com o apoio virtual às famílias no pós-adoção e com o acompanhamento psicológico e psicopedagógico, a Pontes de Amor exerceu importante papel para que as relações familiares fossem mais funcionais. “Não tivemos nenhuma desistência das famílias que acompanhamos, por mais desafiadoras que as situações se mostraram. Agora já estamos de volta ao presencial, com muitos planos de expansão, inclusive organizando novas formações, lives e um podcast.  Assim, continuamos trabalhando muito para que toda criança e adolescente tenha uma família que cuida, nutre, protege e potencializa o seu desenvolvimento integral”, conclui Sara.  


COMUNICADO

    COMUNICADO


Dmae realiza manutenção emergencial no bairro Shopping Park

Divulgação


Dmae informa que realiza, nesta sexta-feira (29), uma manutenção emergencial em adutora de água tratada da avenida Nicomedes Alves dos Santos, próximo ao Anel Viário Sul, no bairro Shopping Park. O serviço deverá ser concluído até as 18h. Após a conclusão, o abastecimento deverá ser normalizado em até 12 horas. Durante a manutenção poderá ocorrer baixa pressão ou falta d’água nos bairros e condomínios listados abaixo:

 

-Gávea Sul

-Shopping Park (parcialmente).

-The Palms


O Dmae recomenda aos moradores do bairro atingido a usar a reserva doméstica de suas caixas d’água e evitar desperdícios e atividades que demandam uso excessivo de água.

 


Corrida de Revezamento Uberlândia/Romaria é destaque neste fim de semana

 Corrida de Revezamento Uberlândia/Romaria é destaque neste fim de semana



Equipes da Futel também disputam competições de ginástica artística, futebol e vôlei


Foto: Divulgação/PMU




A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) promove, neste sábado (30), a 15ª edição da Corrida de Revezamento Uberlândia/Romaria, com saída do Parque do Sabiá, às 4h, e percurso de 130 quilômetros pelas rodovias BR-050, MG-223 e MG-190, passando pelas cidades de Araguari e Estrela do Sul, com destino à Igreja Nossa Senhora da Abadia, em Romaria. O evento terá a participação de 160 corredores e contará com cerca de 30 servidores da Futel no apoio logístico.

Assim como nos anos anteriores, os participantes serão divididos em grupos, de acordo com a dificuldade do trecho, e correrão, alternadamente, percursos de 5 km a 7 km, sempre no acostamento, com total segurança. O trajeto será acompanhado por quatro ônibus, uma van, uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e viaturas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar Rodoviária.

Além disso, os participantes receberão café da manhã, almoço, jantar e medalha de participação e terão pontos de hidratação à disposição ao longo de todo o trajeto, com distribuição de água e frutas.

O evento também marca o início das festividades esportivas do aniversário de 134 anos de Uberlândia e o começo da tradicional festa de Nossa Senhora da Abadia, padroeira do Triângulo Mineiro. “A Corrida de Revezamento Uberlândia/Romaria é sempre muito aguardada pela população e tenho certeza que será inesquecível para todos os participantes, especialmente porque o evento não pôde ser realizado nos últimos dois anos por conta da pandemia”, ressaltou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.


Foto: Divulgação/PMU




Competições esportivas

O fim de semana também contará com competições disputadas por equipes da Futel em três modalidades: ginástica artística, futebol e vôlei. Nesta sexta (29) e sábado (30), oito atletas da equipe de ginástica artística Futel/Praia Clube disputam o Campeonato Mineiro de Ginástica Artística Adulto e Infantil, em Belo Horizonte, com a participação de representantes de diversas cidades de Minas Gerais.

No sábado (30), a partir das 8h, a Futel disputa as quartas de final da Copa Imef (Instituto Mineiro de Escolas de Futebol), pelas categorias sub-11 e 13. Ambos os jogos serão contra a Escolinha do Flamengo, na Vila Olímpica.

Já no domingo (31), as equipes sub-15 e 16, de alto rendimento da Futel, estreiam no Campeonato Mineiro de Vôlei Feminino do Interior sub-16. A competição segue até o fim do ano, com a participação de seis equipes da região e partidas realizadas em Uberlândia, Uberaba, Patrocínio e Araguari. Ambas as equipes estreiam no UTC, em jogos abertos ao público, com entrada pela portaria da Avenida Cipriano Del Fávero, 741, a partir das 9h.


Foto: Divulgação/PMU




Paraciclismo

No paradesporto, a equipe Aparu/Futel/Praia Clube será representada na Copa Brasil de Paraciclismo, em Leme-SP, pelo experiente paratleta Roberto Carlos Silva, que competirá neste sábado (30), na prova contra relógio e no domingo (31) na prova de estrada.

 

 

 


quarta-feira, 27 de julho de 2022

Havan comemora sucesso nas vendas de quase 10 mil Bandeiras do Brasil em apenas um fim de semana

   Havan comemora sucesso nas vendas de quase 10 mil Bandeiras do Brasil em apenas um fim de semana

Divulgação


Após a polêmica envolvendo a juíza eleitoral, Ana Lúcia Todeschini Martinez, do Rio Grande do Sul, que disse que a Bandeira do Brasil se tornou marca de “um lado da política” no país, a Havan lançou uma campanha para reforçar a venda do item.


A repercussão foi tanta que o estoque de Bandeiras foi praticamente esgotado em todas as 172 megalojas. Em apenas um fim de semana, foram vendidas quase 10 mil Bandeiras a preço de custo, por R$ 19,99.


“Já refizemos o pedido com urgência para restabelecermos nossos estoques e ainda um novo pedido de 100 mil unidades foi feito para os próximos meses”, informa o dono da Havan, Luciano Hang.


Ele garante que a Bandeira do Brasil continuará vendendo muito e será um dos itens mais vendidos este ano em todas as lojas da varejista. “Ficamos muito felizes com a repercussão. Queremos reacender esse espírito patriota. Nosso negócio não é ganhar dinheiro, mas sim colocar nas mãos dos brasileiros um símbolo que é de todos”, afirma. 








terça-feira, 26 de julho de 2022

PL abre brecha para uso de imóvel próprio como garantia de empréstimo

freepik


 O Marco Legal das Garantias de Empréstimos, projeto de lei que está em tramitação no Congresso Nacional, é um indicativo de que o consumidor terá uma chance maior de ter acesso a empréstimos e financiamentos bancários a partir de sua aprovação. Mas os riscos que se revelam à frente são bem mais preocupantes do que qualquer otimismo em torno da proposta.

Por ora, segue em vigor a Lei 8.009/1990, também conhecida por Lei de Impenhorabilidade do bem de família. Essa legislação veda a penhora de imóveis próprios, exceto em alguns casos específicos. Para casos de empréstimos e financiamentos, é proibido dar a casa como garantia e, em casos de inadimplência, não existe força legal para penhorar um imóvel.

É este cenário que pode se alterar se o projeto, de autoria da Presidência da República, for aprovado no Senado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. “Neste caso, o imóvel dado como garantia pode servir para dar acesso ao crédito, mas também fica exposto ao risco de penhora”, Isabella Zuba Candia, advogada do escritório Zuba Advocacia. “O projeto, é claro, dá essa prerrogativa apenas para os empréstimos que incluírem o imóvel no contrato”, explica.

Ele adverte, diante da eventual sanção ao projeto, que os cidadãos jamais incluam a casa própria como garantia para empréstimos ou financiamentos. “A economia brasileira é instável demais para acreditarmos que daqui a dois anos estaremos financeiramente mais saudáveis do que hoje. Imagine daqui a cinco ou sete anos. Oferecer o próprio imóvel a longo prazo é apostar num cenário completamente imprevisível”, afirma a advogada.

“Nem mesmo o acesso a faixas de juros bem menores pode servir de argumento para oferecer a própria casa como garantia. Há outros meios de se negociar um crédito, sem precisar recorrer a isso”, defende.

Endividamento
A despeito do alerta do jurista, o momento econômico do país é bastante propício à adesão maciça ao projeto. Dados de maio da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, vinculada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, apontam que 77,5% dos brasileiros estão endividados. Há um ano, esse índice estava em 67,3%.

“A imensa maioria das dívidas dos brasileiros concentra-se nas faturas de cartão de crédito, onde incidem uma das maiores taxas de juros do mundo. Em algum momento, parte desses devedores perde o controle e recorre a créditos rápidos. Usar a casa como garantia certamente será um recurso extra para quem tenta quitar seus débitos. É um cenário bastante perigoso num médio prazo”, analisa a especialista do Zuba advocacia.

Hospital Felício Rocho completa 70 anos

 

divulgação

Considerada uma das maiores unidades transplantadoras de Minas Gerais, Instituição mantém valores, missão e visão desde sua fundação

Foi a solidariedade e a vontade de ajudar o próximo que levaram o imigrante italiano, Nicola Felice Rosso, a iniciar a maior obra de sua vida: o Hospital Felício Rocho. Em 2022, a Instituição comemora 70 anos de sua inauguração e ainda mantém o propósito de cuidar das pessoas.
O nobre italiano não viveu para ver seu feito, mas, em honra a sua memória e altruísmo, o Hospital Felício Rocho segue criando histórias de superação. No dia 21 de junho completou sua sétima década e a Instituição comemora com o Dr. Pedro de Oliveira Neves, diretor-presidente da Fundação Nicola Felice Rosso, a longevidade da obra e lembra de seus princípios.
“Muitos são os feitos que temos para comemorar ao longo destes 70 anos, mas o que mais nos enche de alegria é que nossa missão, nossa visão e nossos valores não apagaram com o tempo. Nascemos para cuidar das pessoas e agregar qualidade a vida. Nos esforçamos para ser referência em cuidado à saúde em âmbito nacional, com excelência e sustentabilidade. E trabalhamos com ética, transparência e sempre buscando inovar para mais segurança, conhecimento e benemerência”, salienta o diretor-presidente.
Hoje, o Hospital Felício Rocho opera como uma das mais modernas e promissoras instituições de saúde de Minas Gerais. As instalações dispõem de mais de 350 leitos, distribuídos entre apartamentos e enfermarias, operando em dez unidades físicas para atender mais de 40 especialidades clínicas, cirúrgicas, exames e de pesquisa.
Para acolher os pacientes com primazia, são mais de 1,2 mil médicos e ainda outros 2,8 mil colaboradores, dispostos em tempo integral. O Hospital atende a qualquer faixa etária, opera com mais de 90 convênios, dispõe de 124 consultórios médicos, 60 leitos de CTI e também 23 salas cirúrgicas.
O Hospital Felício Rocho nunca parou de buscar por inovações, e é representada através de alguns de seus números. A unidade é reconhecida como o Hospital privado que mais realiza transplantes de órgãos em Minas Gerais. Apenas em 2021, 182 pacientes tiveram suas vidas mudadas após receber uma nova oportunidade de viver após receber algum órgão.
Não bastasse, o Hospital também é pioneiro na realização de cirurgias robóticas em Minas Gerais, passando de 1,5 mil procedimentos deste tipo. Este método cirúrgico tem como alvo principal os procedimentos minimamente invasivos na área de urologia, cirurgias digestivas e colorretal, ginecológicas e torácicas.
O robô Da Vinci é ideal para cirurgias que envolvam grande detalhamento anatômico ou procedimentos cirúrgicos realizados em pequenos espaços e cavidades. Entre as cases de sucesso, destaque para o primeiro transplante de órgão por cirurgia robótico de Minas Gerais, ocorrido em 2018.
A Instituição também se faz de conhecimento. Para as pessoas que estão na linha de frente, o Núcleo de Ciências da Saúde – Hospital Felício Rocho incentiva a busca pela informação e aperfeiçoamento profissional, capacitando e viabilizando, aqui dentro, o estudo e a pesquisa, os quais possibilitam descobertas científicas importantes para a cura de doenças que afetam nossa sociedade.
“No aniversário do Hospital, graças à soma de esforços de cada um de seus profissionais e parceiros, temos a satisfação de poder presentear a comunidade com a prestação de serviços de elevado nível. A Administração do Hospital agradece e compartilha essa satisfação com todos os que, de alguma forma, contribuíram para essa realidade. Muito obrigado!” finaliza Dr. Pedro Neves.

Dr. Pedro Neves


segunda-feira, 25 de julho de 2022

Raphael Bruno de Itatiaia (RJ) é destaque nas rádios internacionais

    Raphael Bruno de Itatiaia (RJ) é destaque nas rádios internacionais

Acervo Pessoal/Divulgação


Desde 2021, o artista do bairro mais nobre de Itatiaia (RJ), Raphael Bruno vem sendo entrevistado pelas rádios internacionais. Ano passado foi mencionado na rádio da Guatemala e da Colômbia. Foi entrevistado pela rádio paraguaia.
Recentemente, foi entrevistado pela rádio Barreirinha web de Portugal, onde foi convidado para estrear o programa "Love Music".
Só esse ano foi entrevistado pela Rádio Kinsanchata do Peru, União da Bolívia, da Guatemala, Santa Cruz da Bolívia, Ondas Cañaris do Equador e na última segunda-feira (11), pela Rádio Nacional de Salta Argentina. Além de participar de várias rádios nacionais. Em sua maioria em internet.
Raphael é o criador do quadro 'Minuto do Riso' exibido no Programa Top Show da TV Alterosa (SBT).
O artista começou na rádio em 2003 no extinto Chacrinha da Rádio Real de Resende (RJ).Além de participar do Programa da Gardênia Pinheiro mostrando sua habilidade humorística e no Blitz do Ramiro, ambos na Rádio Resende.


Photo imagem: Acervo Pessoal/Divulgação
Assessoria de Imprensa Livia Rosa Santana da empresa Topssimo Assessoria

Bairro Jardim das Palmeiras II recebe Busão Social nesta semana

  Bairro Jardim das Palmeiras II recebe Busão Social nesta semana


Veículo ficará estacionado na rua das Cócoras até sexta-feira (29)


Foto: Danilo Henrique - Secretaria de Governo e Comunicação/PMU



Nesta semana, o Busão Social seguirá para o bairro Jardim das Palmeiras II. O serviço itinerante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) estará, até sexta-feira (29), na rua das Cócoras, 1.035. O atendimento acontece das 12h às 16h30.  

No local, podem ser solicitadas, de forma gratuita, inserção em serviços, programas, projetos e benefícios, além de fornecimento de encaminhamentos para solucionar demandas apresentadas pelos moradores.


Busão Social

O automóvel percorre as zonas urbana e rural, loteamentos, assentamentos e conjunto de chácaras prestando atendimento para famílias em situação de vulnerabilidade com o objetivo de orientar sobre inserção em serviços, programas, projetos, benefícios e ainda dar instruções para solucionar demandas apresentadas pelos atendidos.

Entre os serviços disponibilizados, estão: cadastramento e recadastramento do CadÚnico, inscrição no Auxílio Brasil e orientações para obter Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteirinha do Idoso Interestadual e isenções para o Registro Geral (RG) e da tarifa de água e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

O ônibus foi adaptado às diversas necessidades da população, inclusive com elevador que permite que deficientes físicos acessem o interior do veículo. O equipamento conta ainda com toldos, cadeiras, mesas e recebeu plotagens que conferem um aspecto acolhedor e diferenciado.

 


Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

    Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022


Teatro de fantoches da “Turminha do Cerrado” foi a atividade mais realizada


COMUNICAÇÃO DMAE


No primeiro semestre de 2022, durante o período letivo, o Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) atendeu 20.283 pessoas. Diversas atividades compõe o rol de atendimento que contou com 383 de fevereiro a julho.

Segundo Priscilla Petrocelli, supervisora de projetos de educação ambiental do Dmae, as atividades mais realizadas são: teatro de fantoches com a “Turminha do Cerrado”, palestras de educação ambiental nas escolas e instituições e visitas da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco.  A supervisora destacou também que os resultados destas ações têm abrangido um público maior neste ano com o retorno das atividades presenciais.


Expectativa

As ações do Peac alcançam uma média de 35 mil atendimentos por ano. A expectativa é ultrapassar esse número com os atendimentos do segundo semestre. “A previsão para o segundo semestre é atender mais de 22 mil pessoas e superarmos a média anual de atendidos”, disse a supervisora.


Peac

O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água e foi regulamentada em 2015. Na pandemia, levou o projeto Educação Virtual às casas e retornou as atividades presenciais em setembro de 2021. Cerca de 320 mil pessoas já receberam alguma ação de educação do Peac. Uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta hoje, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.

Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br

 


Começam nesta segunda (25) as inscrições para o Pmic 2023

   Começam nesta segunda (25) as inscrições para o Pmic 2023


Vídeos explicativos sobre o edital estão disponíveis no Portal da Prefeitura; documentação pode ser enviada até 5 de agosto pela internet


A partir desta segunda-feira (25), estão abertas as inscrições para o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic) 2023. Elas devem ser feitas pela internet e os interessados podem conferir o edital para apresentação e seleção aqui.

Para otimizar, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, disponibiliza vídeos esclarecendo todo o edital (veja aqui). Os proponentes devem enviar toda documentação necessária até dia 5 de agosto.  

Mônica Debs, secretária municipal de Cultura e Turismo, destaca que, para 2023 o Pmic disponibilizará R$ 6,6 milhões, sendo R$ 3,1 milhões para o Fundo Municipal de Cultura e R$ 3,5 milhões provenientes de Incentivo Fiscal.

O proponente poderá se inscrever em até dois projetos, sendo que apenas um será selecionado. Poderão ser apresentadas propostas para as áreas de artes visuais, histórias em quadrinhos, audiovisual, fotografia, cultura digital, circo, dança, literatura, música, teatro e ópera entre outros segmentos.

Entre a documentação exigida para pessoas físicas contam itens como formulários, planilhas, currículos, roteiros, repertórios e descrições. Também são exigidos documentos pessoais, entre eles, cópias do RG, CPF e comprovação de atuação do inscrito na área cultural pretendida. As pessoas jurídicas, por sua vez, deverão apresentar, entre diversos documentos, cópia do CNPJ e ato constitutivo da pessoa jurídica, cópia do RG e do CPF e comprovação de atuação da pessoa jurídica no segmento inscrito.

Para ser aprovado e selecionado, o projeto precisa ter o consentimento nas etapas de pré-análise, avaliação e seleção. Após a divulgação do resultado da seleção, o proponente de projeto aprovado deverá entregar, no prazo estabelecido no cronograma, toda a documentação exigida no edital, assim como dar andamento aos procedimentos necessários.


Mais informações:

– Edital SMCT 011, de 23 de junho de 2022, disponível no Diário Oficial do Município, edição 6.391, de 24 de junho de 2022.

 


Associações convocam manifestação contra aumento das taxas de cidadania italiana

  AUCi e AGIS chamam descendentes e apoiadores para protesto no dia 20 de novembro, em frente ao Consulado Italiano em São Paulo Crédito: Pi...