sábado, 29 de julho de 2023

Brincadeiras para pensar

               .com/img/a/



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


Brincadeiras para pensar


O brincar não é apenas uma propriedade infantil. Por incrível que pareça, os adultos também brincam e gostam de atividades lúdicas. Ainda bem, pois é na brincadeira que liberamos muito material emocional, ou melhor dizendo, liberamos nossos sentimentos.

Participando de um encontro de casais que organizei, percebi o quanto foi divertido o dia em que fizemos um tanto de brincadeiras para os casais disputarem entre si: corridas, torta na cara, dinâmica com balões etc. Foi um momento único, recheado de muita gargalhadas.

Tem uma brincadeira que gosto muito de realizar no consultório com meus analisandos jovens e adolescentes e na escola com meus alunos. Ela já existe há muito tempo, mas a Adriana Munhoz a materializou em um livro caixinha, publicado pela Editora Matrix. São perguntas cujas respostas não podem ter os seguintes vocábulos: É, Não e Porque.

Além de ser muito divertido, torna-se também reflexivo. Divertido porque se você não lembrar da regra e dizer as três palavras, fica chateado de não ter pensado mais e, reflexivo porque te induz a pensar melhor antes de responder.

Quando termina a brincadeira vejo o saldo geral: quantos acertos e quantos erros; mas os incito a uma reflexão ainda mais interessante. Logo pergunto: o que você pode apreender de uma atividade lúdica como esta? Geralmente as respostas são relacionadas com a dificuldade de não falar os vocábulos proibidos, e/ou ter que pensar melhor para construir respostas interessantes, que não fujam do tema e que tenham coerência.

Quando os provoco um pouco mais, eles respondem que, trazendo para a vida, devemos ser mais cautelosos quando formos falar ou mesmo responder as pessoas. As respostas rápidas, urgentes, impulsivas, podem trazer dor e angústia dependendo do estado emocional em que a pessoa se encontra. Neste ínterim, a brincadeira se torna um mote de pensamento, em que ao mesmo tempo eu me divirto e pondero.

Você consegue lembrar de outras brincadeiras que podem ter estas duas utilidades? O que acha de inseri-las nos encontros familiares? Ou até mesmo no exercício analítico com seus analisandos no consultório? Fica aí a dica.

Um fortíssimo abraço para você!

 Instagram: baunilha45 e s48m7

3 comentários:

  1. Excelente texto, prezado Edu, parabéns!!! Ele nos leva a pensar que as brincadeiras podem e devem ser utilizadas pelos adultos também, com fins didáticos e reflexivos!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria
    Vou procurar o livro para fazer com os Desbravadores.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. Brincar é realmente libertador e útil para a vida. Ótima matéria

    ResponderExcluir

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos por conta de câncer inguinal: entenda a doença

          Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos por conta de câncer inguinal: entenda a doença O cantor, que estava em tratamento ...