quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Cidade recebeu espaço de acolhimento e atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência

    Cidade recebeu espaço de acolhimento e atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência

Divulgação


Destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, foi inaugurado, em Serranópolis de Minas, no Norte do Estado, no dia 19/8 o espaço Dona Cleusa Costa. A abertura do espaço, que faz parte das ações do programa Justiça em Rede contra a Violência Doméstica, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, integrou também as atividades da 21ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, que tratou sobre a prevenção a casos do tipo.


Espaço inaugurado em Serranópolis de Minas irá proporcionar atendimento psicológico, social e jurídico a vítimas de violência doméstica (Crédito: Divulgação/TJMG)
 

No local, que irá proporcionar atendimento psicológico e social, além de orientações e encaminhamentos jurídicos, foi implantado o Serviço de Proteção Social Especial de Atendimento à Mulher e o Programa Guarda Subsidiada, que busca atender pessoas e famílias que estão passando por situações de violência e violação de direitos.
 

Para o juiz de Direito Rodrigo Di Gioia Colosimo, da Comarca de Porteirinha, à qual faz parte o município de Serranópolis de Minas, o espaço é destinado a uma “prevenção especial” ao crime.
 

“A Comarca vem atuando de forma incisiva na estruturação da rede no combate a violência doméstica contra a mulher. Com o apoio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Porteirinha conseguiu articular e estruturar essa rede, fazendo a comunicação entre os órgãos”, comentou.


 

Seminário Agosto Lilás

 

A prevenção à violência contra a mulher também foi tratada durante o Seminário Agosto Lilás, realizado durante a 21ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa em Serranópolis de Minas.
 

A campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher surgiu com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, defendendo a importância da conscientização da sociedade por meio da informação e tratando sobre ações sociais de combate ao crime.


No município, o evento teve como palestrantes a assistente social do fórum de Porteirinha, Geuza Cristina Pessoa Barbosa, e os policiais militares integrantes da Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica (PPVD), cabo Frank e soldado Keila.
 

Participaram dos eventos, além do juiz da Comarca de Porteirinha, o promotor de Justiça Renan Levenhagen Pelegrini, o prefeito de Serranópolis de Minas, Max Vinicius Aguiar Martins, o subcomandante do destacamento da Polícia Militar do município, sargento Warlley Fonseca, o presidente da Câmara dos Vereadores, Edirson Pereira Damasceno, e a secretaria de Assistência Social, Dannielle Alves Cantuário.


 

Diretoria Executiva de Comunicação -- Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais -- TJMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Associações convocam manifestação contra aumento das taxas de cidadania italiana

  AUCi e AGIS chamam descendentes e apoiadores para protesto no dia 20 de novembro, em frente ao Consulado Italiano em São Paulo Crédito: Pi...