quarta-feira, 17 de abril de 2024

Desenvolvendo bons hábitos

 


                                     



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                 DESENVOLVENDO BONS HÁBITOS


Já tem um tempão que estamos conversando sobre hábitos. Nossa, não parece nada fácil vencer os hábitos negativos e estabelecer hábitos que nos farão bem, mas a boa notícia é que é super possível e precisamos acreditar nisso.

Conversando com um analisando, ele me sinalizou que não está bem. Se sente perdido, nem rumo a tomar e infectado por pensamentos intrusivos. Mas o mais interessante é que ao longo da conversa ele foi dizendo de algumas práticas que o ajudam a se sentir mais leve.

O que ficou bem patente para mim é que o mais importante que devemos fazer, realizamos quase instintivamente que é ter consciência da situação. Depois disso, o segundo passo é agir da melhor forma para melhorar nossa performance vital.

Então se sei o que posso fazer para melhorar, por que não coloco em prática? Talvez esta seja a grande questão.

Não tem outro caminho. Para termos um pouco mais de saúde necessitamos de desenvolver bons hábitos. Ações que temos dialogado muito aqui em nossas conversas psicanalíticas.

Eu, por exemplo, não gosto de ir a academia, mas amo andar de bicicleta. Me relaxa, me distrai. Então se este é o meu hobby, por que não colocar em prática? Acredito que cada um de nós sabemos o que é interessante e o que podemos realmente realizar. Diante disso falta somente colocar em ação, pois vivenciar novas narrativas é extremamente importante para termos vantagens físicas e emocionais para suportar as demandas da existência.

Uma boa leitura, um passeio no parque, uma conversa animada com um amigo, brincar com os filhos, uma saída diferente com o cônjuge, uma pequena festa sem uma data especial pode fazer a diferença em uma vida que tem um ritmo tão previsível. E se formos analisar friamente, todos estamos nesta lógica hoje em dia. Vivemos freneticamente, agindo da mesma maneira dia após dia. Uma existência adoecedora e maçante.

É preciso romper com esta lógica e só depende de nós. Somente de nós.

Um grande abraço para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERNAMBUCO REGISTRA REDUÇÃO DE 19,3 % NOS HOMICÍDIOS POR SÉTIMO MÊS CONSECULTIVO DE QUEDA NO INDICADOR

  PERNAMBUCO REGISTRA REDUÇÃO DE 19,3 % NOS HOMICÍDIOS POR SÉTIMO MÊS CONSECULTIVO DE QUEDA NO INDICADOR Pernambuco alcançou, em novembro, o...