domingo, 23 de junho de 2024

Sociedade do desempenho

                                       



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                    Sociedade do desempenho

Todos desejamos ser vistos como pessoas competentes. Seres capazes de cumprir suas atividades de forma perfeita, digna de elogios e honra.

Evidentemente que não há nada de problemático neste conceito. Trabalhar fazendo o melhor é digno de nota, de louvor. A grande questão é transformar o que poderia ser o resultado de um prazer, em um elemento de rigidez e, consequentemente de angústia.

Michael Foucault deixou escrito que a sociedade de sua época era disciplinar, portanto, regida pela negatividade. Hoje, filósofos mais modernos como Byung- Chul Han, retratam que nossa era é de uma sociedade que é guiada pela lógica do desempenho. Sendo assim, não estamos mais sob a égide da negatividade, mas, muito pelo contrário, estamos sendo regidos pelo excesso de positividade.

Tal conceito nos incita a acreditar que podemos fazer mais, independente dos recursos que portamos, porque, assim, nos sentiremos poderosos, capazes, sem limites.

Entretanto, esta concepção tem produzidos pessoas depressivas e fracassadas. Senão conseguimos atingir o alvo que foi proposto para nós ou que nós mesmos nos propomos, nos depreciamos e caímos na melancolia oriunda do fracasso.

Nesta via não atentamos para os nossos limites e adentramos em uma lógica destruidora. E o bournout está entre nós para confirmar isso. Assim sendo, o excesso de trabalho se transforma em uma autoexploração. De certa forma, temos que continuar concordando com Foucault: seguimos sendo disciplinados, agora movidos por uma outra força ideológica.

E o que nos leva a sentirmos fracassados e depressivos? É acreditar que tudo é possível socialmente falando, mas para nós, nada é possível. Claro que tal acepção é uma falácia.

É claro que é desafiador seguir para além das concepções que nos são adoadas, mas podemos ponderar e tentar, por meio da reflexão, agir de maneira mais satisfatórias para nós.

Um fortíssimo abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

sábado, 15 de junho de 2024

Kléber Gonçalves está em cartaz com a peça "Peter Pan e o Mistério da Lua"

     Kléber Gonçalves está em cartaz com a peça "Peter Pan e o Mistério da Lua"




Kléber Gonçalves está nos dias 01 de junho até dia 16 de junho, a partir das 15H nos sábados e domingos, com a peça teatral "Peter Pan e o Mistério da Lua", no Teatro Dercy Gonçalves, no Grajaú Country Clube, no Rio de Janeiro. Sob a direção e roteiro de Nelson Moraes Neto. No elenco traz Nina Schiavo, Hulla Monteiro, Kléber Gonçalves e Nelson Moraes Neto. 


A história infantil conta sobre Wendy, que é apaixonada por literatura, que abre um de seus  livros de aventura e pirata e recebe  visita da fada sininho e de um menino chamado Peter Pan, que nunca quis crescer, e é convidada para conhecer a incrível Terra do Nunca onde o tempo passa diferente e ao chegar lá é sequestrada pelo Capitão Gancho e sua pirata Lili, que são jogados na lua e descobrem algo inusitado. Peter Pan terá com as suas emoções, medos e amor, um sentimento que é  pouco conhecido pelo rapaz.


Ficha técnica:

Elenco: Nina Schiavo, Hulla Monteiro, Kléber Gonçalves e Nelson Moraes Neto.

Texto, trilha sonora e direção: Nelson Moraes Neto.

Produção executiva: Edmundo Albrecht

Assistente de produção e maquiagem: Desiree Holz

Serviço: 

"Peter Pan e o Mistério da Lua"

Sábados e domingos, temporada do dia 1 de junho até 16 de junho de 2024, às 15h.

Local: Teatro Dercy Gonçalves, no Grajaú Country Clube

Endereço: Rua Prof Valadares, 262, no Grajaú, Rio de Janeiro (RJ)

Telefone do teatro: (21) 2578-2300

Contato: (21) 96497-4439


Crédito de imagem: Divulgação

Fonte: Gente de Sucesso Vip 


Confraria San Martini brilha na comemoração de 19 anos da Absolute Rio

    Confraria San Martini brilha na comemoração de 19 anos da Absolute Rio


Crédito de imagens: Luiz Mafra/Absolute Rio

A noite de comemoração dos 19 anos da revista Absolute Rio foi marcada pelo destaque do grupo Confraria San Martini, composto por celebridades da moda, cinema, política e empresariado. Liderado por Riccardo San Martini, o grupo acompanhou o próprio, conhecido como o aristocrata mais querido do Brasil.


Crédito de imagens: Luiz Mafra/Absolute Rio


Riccardo San Martini é membro representante oficial da família real de Veneza nas Américas e fundador da marca San Martini, que atua em artes plásticas, moda, cinema e construção civil. Ele também é o criador da Confraria San Martini, um grupo de interação e intermediação de negócios que se reúne em eventos importantes do país.


Crédito de imagens: Luiz Mafra/Absolute Rio


A ordem maior do grupo é a boa energia, e as regras são claras: nada de assuntos negativos. San Martini acredita no poder das palavras e vem atraindo cada vez mais pessoas importantes para seu ciclo íntimo.


Crédito de imagens: Luiz Mafra/Absolute Rio


Na festa da Absolute Rio, comandada por Marisa Araújo, a boa energia da Confraria foi contagiante.


Confira mais imagens do evento:






















Crédito de imagens: Luiz Mafra/Absolute Rio




Vídeo: Por Jéssica Porto e Robson Talber/Repórter Oscar Muller - Para o programa Última Hora

FOTOS: Luiz Mafra.
Assessoria de imprensa Livia Rosa Santana

sexta-feira, 14 de junho de 2024

“Circuito Quebrada Viva” celebra a cultura hip-hop com grande evento no Guarujá

No dia 15 de junho de 2024 (sábado), às 14h, com entrada gratuita, o Coletivo Noroest (@coletivonoroest) realiza mais um evento da temporada “Circuito Quebrada Viva”, dessa vez na Praça Horácio Lafer, no Jardim Tejerera, no Guarujá (SP).

Batalha kids em um dos eventos Circuito Quebrada Viva - Foto de Coletivo Noroest


Durante o evento, acontecerão as tradicionais batalhas de breaking 2vs2, com a participação de b-boys e b-girls de São Paulo, com premiação de R$700,00 e troféu. A equipe de jurados será formada por B.boy Keb, B.boy Gerson e B.Girl Miwa, a discotecagem será com o DJ Insano, e os MCs Eliot e Igor Souza


Nesta edição, as batalhas serão realizadas em parceria com a AfroBreak Crew, e farão parte do processo de eliminatórias o evento Rival vs Rival, um dos importantes eventos da cena do breaking de São Paulo. A dupla vencedora garantirá a vaga para participar do campeonato Rival vs Rival oficial, que retorna às atividades neste ano após um período de paralisação.


Durante o evento, haverá um workshop gratuito de Breaking com o B.boy Boca. Uma aula aberta em que serão compartilhados os passos básicos da dança breaking através de uma vivência leve e divertida. Qualquer pessoa interessada pode participar, sem necessidade de experiência anterior ou qualquer tipo de condicionamento físico. As inscrições serão realizadas no próprio local.


A programação conta ainda com apresentação da Banda Black Box, criação de painéis de Graffiti com Xand e uma roda de conversa com o B.boy Keb (Instrusos Crew) sobre a inserção do breaking nas olimpíadas, que em 2024 estreia nos Jogos Olímpicos de Paris como modalidade de competição.


“Desde a criação do breaking como um dos pilares do hip-hop, a modalidade se espalhou e possibilitou que muitos jovens se distanciassem da violência. Uma dança que uniu pessoas e mostrou a potência dessa cultura. A inclusão do breaking nas olimpíadas traz uma nova vertente de atuação, agora como modalidade esportiva, o que poderá trazer visibilidade e inspirar mudanças. Isso certamente impacta no movimento e merece ser discutido, afinal, não podemos nos distanciar de quem vive o breaking há tantos anos, que são os jovens da periferia”, reflete Igor Souza, do Coletivo Noroest.


O “Circuito Quebrada Viva” é uma ação que surgiu a partir de uma perspectiva cultural periférica ligada à cultura Hip-Hop, movimento que vem transformando diversas ‘quebradas’ tanto na cidade de São Paulo, como em outras localidades do país. 


Visando incentivar o hábito da leitura, sobretudo ao conteúdo da história do Hip-hop, o evento contará com uma biblioteca temática com oferta de livros e outros materiais didáticos, além de atividades lúdicas com contação de histórias. Um ambiente organizado e confortável que possibilitará a interação de crianças e jovens com os monitores, que vão inspirar a leitura de livros como “O grito do hip-hop”, “A quebrada em quadrinhos”, “Nelson Triunfo, do sertão ao Hip-hop”, “Mulher de Palavra: Um retrato de mulheres no Rap de São Paulo”, “A pedagogia hip-hop: Consciência, resistência e saberes em luta”, “Batidas, rimas e vida escolas” e “Genealogia hip-hop”.  


Para desenvolver as ações em 2024, o Coletivo Noroest foi contemplado no edital PROAC Nº 37/2023 - Cidadania Cultural – Produção e Realização Proj. Cultural - Cultura Negra, Urbana e Hip Hop, e visitará as cidades de Franco da Rocha, Pindamonhangaba, Registro, Santo André e São Paulo.


Por meio do projeto, o Coletivo Noroest promove um circuito de formação e difusão cultural que contribui com o desenvolvimento social das comunidades por onde as ações irão passar, instigando as pessoas para uma nova perspectiva de vida tendo a ideologia Hip-Hop como base para a produção de conhecimento e compartilhamentos práticos e teóricos.

 

Sobre o Coletivo Noroest

O Coletivo Noroest desenvolve ações artísticas através do Hip-Hop desde 2015, quando surgiu como Crew de Breaking Noroest Gang, sendo atualmente composto por integrantes residentes no bairro periférico de Perus, região que concentra um dos piores índices socioeconômicos da capital. 


Em 2015, surge a ideia do evento ‘’Quebrada Viva Battle’’ e em 2016 e 2019, o coletivo é contemplado pelo programa VAI modalidade 1, levando ações como eventos em formato de Jams, em praças e pontos de cultura, desenvolvendo workshops, exposição de graffiti, bate-papo e batalhas de breaking. Em 2020, é contemplado no edital PROAC nº 34/2020 – Manutenção de Corpos Artísticos estáveis em favelas e comunidades com o projeto “Coletivo Noroest – Quebrada Viva”. Em 2021, é contemplado com o projeto “Raízes do Hip Hop – Território Noroeste” no edital PROAC º 33/2021 – Ações Locais / Favelas e Periferias / Produção, Difusão, Capacitação e Eventos (presencial e/ ou online).  E em 2023, executa o projeto ‘Autonomia Periférica’ contemplado na 19ª edição do Programa VAI – Modalidade 2.

Informações: www.facebook.com/ColetivoNoroest e www.instagram.com/coletivonoroest

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=s3Kz85Gglk4


SERVIÇO: “Circuito Quebrada Viva”

Com Coletivo Noroest e participações especiais

Sinopse: Evento dedicado à celebração da cultura hip-hop com batalhas de breaking, apresentações, Graffiti, bate-papo sobre o breaking nas olimpíadas, biblioteca móvel com a temática do hip-hop e espaço especial para as crianças brincarem e se familiarizar com esse universo.

Quando: 15 de junho de 2024 (sábado) - Horário: 14h - Onde:  Praça Horácio Lafer - Jardim Tejerera - Guarujá - SP

Gratuito - Livre para todas as idades 

Programação: - Batalha de Breaking 2 vs 2 (Inscrição no local do evento a partir das 14h) (Premiação de R$ 700,00 + troféu). Eliminatória Rival vs Rival

- Jurados da batalha:  B.boy Keb, B.boy Gerson e B.Girl Miwa

- DJ Insano

- MC’s: Igor Souza e Eliot

- Graffiti: Xand

- Workshop Breaking: Bboy Boca

- Atração: Banda Black Box

- Roda de conversa:   B.boy Keb (Instrusos Crew)

- Biblioteca Hip-Hop - Espaço Kids


Enquanto ainda temos esperança

                                    SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                             ENQUANTO AIN...