Nos dias 09 e 10 de julho de 2022 (sábado e domingo), às 15h e 17h, com entrada gratuita, a Cia Paulicea de Teatro apresenta “As quatro estações de João das Neves” no Teatro Flávio Império, que fica na Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, Zona Leste de São Paulo - SP.
Foto de divulgação |
O exercício cênico é resultado da oficina-montagem de mesmo nome integrante do projeto “Missão João das Neves em busca de uma nação imaginada” contemplado na 38ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
Com coordenação de Alexandre Kavanji, Cássio Castelan, Dudu Oliveira e Solange Dias, a oficina conduziu as pessoas participantes a um processo coletivo de criação, buscando refletir sobre as temáticas do universo de João das Neves em contraste com o momento atual vivido pela sociedade brasileira.
Trazendo para a cena assuntos e questões abordados no teatro pelo dramaturgo ao longo de sua trajetória, agora vistos pela ótica dos aprendizes da oficina, o exercício cênico tem como proposta criar um diálogo criativo entre as trajetórias artísticas de João das Neves e de jovens aprendizes de teatro, buscando reverberar novas camadas de leituras e possibilidades cênicas.
Organizado de forma itinerante, outra característica do teatro de João das Neves, o exercício ocupará as áreas externas do Teatro Flávio Império com um elenco formado por Adriana Gerizani, Beatriz Reis, Bina Oliveira, Chico Oliveira, Gael Ferreira, Isaac Marques, Kelmy, Luan Dias, Naomy, Raquel Fernandes, Renato Martins e Sixqueira.
A partir de obras referenciais da dramaturgia de João das Neves, como “Mural Mulher”, “Besouro Cordão de Ouro”, texto de Paulo César Pinheiro encenado por João das Neves, e os clássicos “O Último Carro” e “A Lenda do Vale da Lua”, os aprendizes da oficina trarão seus pontos de vista sobre temas como o trabalho, o feminino, a infância e a questão racial, aspectos presentes na obra do artista.
Diretor, escritor, ator, iluminador, cenógrafo e produtor cultural, João das Neves (1934-2018) foi um dos fundadores do Grupo Opinião, ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes do teatro brasileiro.
Um encenador e pensador do teatro contemporâneo da América Latina, que deixou como legado uma importante contribuição para a formação intelectual e estética de grupos teatrais de várias partes do Brasil, incluindo a Cia Paulicea, provocando discussões em torno das múltiplas linguagens e da necessidade de realizar um teatro político sem perder de vista a dimensão da beleza e da estética.
Reconhecendo-se nas diversas lutas culturais e políticas do país, João das Neves realizou sua jornada dirigindo uma infinidade de espetáculos por todo o Brasil, e trabalhando em projetos especiais na Alemanha, onde escreveu uma peça radiofônica.
Sobre a Cia. Paulicea de Teatro
Com 25 anos de existência, a Cia. Paulicea de Teatro sempre norteou sua pesquisa e suas obras a partir de materiais que promovessem um diálogo profundo com a cultura do Brasil e da América Latina, buscando refletir questões artístico-poéticas com espaço de confronto social e político.
Para o grupo, a função do teatro se caracteriza como uma ressignificação poética de nossas mais ricas manifestações culturais, para afirmação de nossa identidade e reflexão sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos. Um campo de investigação efetivo às estratégias da cultura de dominação e poder, reinventando assim, uma subjetivação através de novas formas de existência e resistência.
Em suas temáticas, são abordadas as diversas manifestações da cultura popular brasileira para a investigação de uma mimese corporal, sonora e ancestral, não para reproduzi-las, mas para reinventá-las, buscando, assim, um olhar contemporâneo crítico e político.
Com seus espetáculos, o grupo já participou de importantes festivais nacionais e internacionais, como o FIT São José do Rio preto, FIT de Londrina, FIT de Havana (Cuba), Circuito SESC de Artes, entre outros.
Mais informações: www.facebook.com/ciapauliceadeteatro e www.instagram.com/ciapauliceadeteatro
SERVIÇO: “As quatro estações de João das Neves”
Com Cia. Paulicea de Teatro e aprendizes de artes cênicas
Sinopse: A partir de obras referenciais da dramaturgia de João das Neves, como “Mural Mulher”, “Besouro Cordão de Ouro”, texto de Paulo César Pinheiro encenado por João das Neves, e os clássicos “O Último Carro” e “A Lenda do Vale da Lua”, a montagem apresenta pontos de vista de aprendizes de artes cênicas sobre temas como o trabalho, o feminino, a infância e a questão racial, aspectos presentes na obra do artista.
Classificação Livre - Grátis
Quando: 09 e 10 de julho de 2022 (sábado e domingo) - Horário: 15h e 17h
Onde: Teatro Flávio Império - Endereço: Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, São Paulo - SP, 03721-010 - Telefone: (11) 2621-2719
Nenhum comentário:
Postar um comentário