segunda-feira, 22 de maio de 2023

Prefeitura adquire caixas de brinquedo terapêutico para as unidades de saúde

     Prefeitura adquire caixas de brinquedo terapêutico para as unidades de saúde



Objetos facilitarão as equipes multidisciplinar nos atendimentos de crianças e adolescentes com suspeita de atraso no desenvolvimento

Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação



A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado constantemente para ampliar e aprimorar o acesso de forma precoce aos serviços de saúde da criança e adolescente com atrasos no desenvolvimento, a fim de garantir o melhor acompanhamento desde o início. Como parte integrante desse trabalho, o Município anunciou, nesta segunda-feira (22), a aquisição e entrega de 100 caixas de brinquedos, que serão destinados às unidades básicas de saúde. Os brinquedos são ferramentas que ajudam, de forma lúdica, no atendimento de crianças com suspeita ou tenham confirmação de atraso no desenvolvimento.

“Nossa gestão tem o compromisso de garantir atendimento de qualidade a toda a população, de acordo com cada necessidade. Com esses brinquedos, as equipes da atenção primária terão mais um recurso de apoio no acompanhamento daquelas crianças e adolescentes que buscarem suporte na Rede Municipal de Saúde para o seu adequado desenvolvimento”, disse o prefeito Odelmo Leão.


Cada caixa é composta por brinquedos comuns ao cotidiano das crianças, como bolas, bonecos, carrinhos, blocos de montar, entre outros, que permitem trabalhar a comunicação, a criatividade, a coordenação motora, interação com o outro, os recursos cognitivos (memórias, percepção, espacialidade, concentração), contato visual e as relações familiares.


“Sabemos que, quanto antes uma criança é diagnosticada com algum transtorno intelectual, melhor é o acompanhamento e tratamento dela. Os brinquedos, que fazem parte do cotidiano destas crianças, são uma ferramenta importante no acolhimento e vínculo”, disse o secretário de Saúde, Clauber Lourenço.


A iniciativa é fruto do trabalho de toda a Secretaria de Saúde, que tem discutido sobre a sensibilização e realizado capacitações dos profissionais das unidades básicas e da rede municipal de Educação sobre fluxo, abordagem, encaminhamento e funcionamento correto dos serviços destinados às com suspeita de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência intelectual.         


“A unidade de saúde pública é o primeiro contato dos pais com o atendimento na rede. E os profissionais do local precisam saber como acolher e direcionar as crianças e adolescentes para outros atendimentos. Após discussões e reflexões nas capacitações, adotamos o uso da caixa de brinquedos como ferramenta. Isso porque durante o brincar é possível ver estímulos, habilidades, aprendizados e a comunicação de sentimentos que as vezes não são verbalizados pelas crianças”, destacou a diretora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.


Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação



Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio das redes de Saúde Mental e de Cuidados e Reabilitação da Pessoa Com Deficiência, tem à disposição o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista (CRTEA), o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (Caps IJ) e Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CMAPCD), que teve o atendimento ampliado.


Todos são destinados ao atendimento de crianças e adolescentes diagnosticados com deficiência intelectual. O encaminhamento para estes locais é feito de acordo com o grau e a idade de cada um e após atendimento inicial nas unidades básicas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário