domingo, 28 de novembro de 2021

Presidente do TJMG visita Casa de Acolhida Padre Eustáquio

     Presidente do TJMG visita Casa de Acolhida Padre Eustáquio


Termo de cooperação técnica será celebrado para divulgação de projeto social


O presidente da Cape, José Marcílio, apresenta espaço físico da unidade de acolhimento a crianças ao presidente Gilson Soares e a sua esposa, Aliny Silva (Crédito: Cecília Pederzoli)


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, visitou nesta sexta-feira (26/11) a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape) , que recebe crianças e adolescentes em tratamento de câncer e outras doenças não infecciosas para estadia, sem custos.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, disse que foi conhecer a estrutura física da unidade de acolhimento e que, em breve, irá formalizar um convênio com a Cape para potencializar a divulgação do projeto Carreta da Família Solidária.

"Essa iniciativa prevê a realização de exames preventivos em crianças no interior do Estado de Minas Gerais para diagnosticar precocemente doenças como câncer. Trata-se de um projeto muito relevante. O TJMG estará engajado na divulgação desse trabalho e espera que os juízes deem apoio quando solicitado", destacou o presidente Gilson Soares Lemes.

Ele foi recebido pelo presidente da Cape, José Marcílio Nunes Filho, pelo conselheiro da Cape, Antônio Winter, pela superintendente da Cape, Mônica Sales Araújo, e pelo curador da Santa Casa de Belo Horizonte, Roberto Otto Augusto de Lima.

Acompanharam o presidente do TJMG sua esposa, Aliny Kássia e Silva, e o desembargador Armando Freire. A visita foi uma iniciativa do Núcleo de Voluntariado e da Caravana Solidária do TJMG.


Credibilidade

O presidente da Cape, José Marcílio, afirmou que o apoio do TJMG confere credibilidade e seriedade ao projeto Carreta da Família Solidária, além de facilitar contatos com prefeitos e secretários de saúde dos municípios mineiros.

Ele explicou que a iniciativa é fundamental para salvar vidas, já que possíveis casos precoces de câncer e outras doenças infecciosas são detectados com antecedência. "Há inúmeros casos em que a doença avança sem um diagnóstico inicial e o tratamento posterior é muito severo. Nosso objetivo é salvar vidas", disse.


Crianças em tratamento de câncer e outras doenças ficam hospedadas na Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Crédito: Cecília Pederzoli)


José Marcílio afirmou que a carreta itinerante terá uma infraestrutura com médicos contratados pela Santa Casa, aparelhos para exames de sangue, para ultrassom e raio x, entre outros. "Se identificado algum indício de doença, procedimentos necessários para tratamento serão encaminhados pelos médicos", ressaltou.Crianças em tratamento de câncer e outras doenças ficam hospedadas na Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Crédito: Cecília Pederzoli)

O curador da Santa Casa de BH, Roberto Otto, destacou que a equipe de profissionais da Cape realiza um trabalho muito relevante ao acolher crianças em tratamento e seus acompanhantes, em um momento de fragilidade. "Esse acolhimento dá forças para que essas pessoas sigam suas vidas com um pouco de conforto em Belo Horizonte. É oferecido a elas um espaço físico em Belo Horizonte, sem custos, para passar pelos procedimentos médicos do tratamento."

A superintendente da Cape, Mônica Sales, acrescentou que o trabalho é realizado pela unidade de acolhimento de forma independente. "São, atualmente, mais de 600 crianças cadastradas e há um atendimento diário de 20 menores por dia. Nosso trabalho é focado na preservação da vida, de tornar mais leve a estadia das crianças em tratamento de doenças graves em Belo Horizonte."


Estrutura

Na Cape, há 31 quartos, todos com suítes, sendo um deles exclusivo para transplantado. A capacidade diária de atendimento é para 20 crianças, adolescentes e seus acompanhantes. Todos os quartos são padronizados, sendo a maioria para duas crianças e seus acompanhantes e outros para uma criança e acompanhante.

A Cape conta ainda com espaços para atendimento especializado das crianças e familiares, com espaços para fisioterapia, sala de informática, refeitório, cozinha equipada, auditório, quartos com banheiros para receber os acolhidos. Toda a estrutura está organizada para tornar a casa mais humanizada e aconchegante.

Seja um doador

O interessado pode optar por várias formas de doação. O doador solidário pode contribuir mensalmente de acordo com seu desejo. A Rede de Amigos inclui interessados em repassar mensalmente à Cape um salário mínimo, e o Doar Vida reúne os que fazem doações de R﹩ 3 mil.

São realizadas parcerias com pessoas jurídicas que realizam campanhas mensais de arrecadação. O interessado pode destinar parte de seu Imposto de Renda para a Cape. Veja o passo a passo .

Saiba mais como ser um doador. Acompanhe informações da Cape no Instagram.


Diretoria de Comunicação Institucional - Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário