segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Determinante para resultado, pré-operatório deve ser seguido à risca antes de cirurgia estética

Crédito - Freepik


Quem está na iminência de passar por um procedimento estético deve manter a atenção a todas as recomendações médicas que precedem à cirurgia. Pode não parecer, mas o chamado pré-operatório tem papel crucial não apenas para a segurança do procedimento como também para otimizar os resultados. Por isso, o alerta dos cirurgiões plásticos é uníssono: todo paciente precisa obedecer a todas as orientações antes de ir para a mesa de cirurgia.

Na prática, isto significa passar por uma avaliação médica completa, inclusive na entrega dos exames solicitados, como de sangue, eletrocardiograma ou algum outro que seja necessário, como radiografia, por exemplo. “Esses exames são praxe antes de muitas cirurgias plásticas porque nos dão informações muito importantes a respeito do paciente. E quanto mais informações o médico tiver na hora do procedimento, mais seguro ele passa a ser”, explica o cirurgião-plástico Felipe Villaça.

Além dos exames, o cirurgião pode solicitar que o paciente suspenda o consumo de determinados medicamentos, como anti-inflamatórios, bem como de substâncias prejudiciais ao organismo, dentre elas o fumo e o álcool. “É uma relação que precisa ser de transparência desde o primeiro encontro. O paciente não pode omitir o uso que está fazendo de qualquer medicação. Cabe ao médico avaliar o que é possível ser mantido e o que deve ser suspenso para garantir a integridade física do paciente durante a cirurgia e após, já na fase de recuperação”, pontua.

Dr. Felipe Villaça sustenta que também é comum manter uma alimentação saudável e hidratação adequada, controlar o peso e realizar o jejum pré-operatório, geralmente por 8 a 12 horas. “Para o paciente, algumas orientações podem parecer sem sentido, e de fato acabamos ouvindo muitos questionamentos por orientações muito minuciosas e até rigorosas. O rigor é o que revela a preocupação do médico com a saúde do paciente, até por ser um procedimento invasivo. Mas toda e qualquer recomendação são observações
pertinentes, que merecem a absoluta atenção do paciente”, afirma o cirurgião plástico.

Ele orienta ainda que o paciente tenha um intervalo suficiente entre o primeiro atendimento com o médico e a cirurgia para se preparar emocionalmente para a cirurgia. “Este é um aspecto que também merece atenção. Às vezes o paciente obedece à risca todas as instruções, mas não chega psicologicamente preparado para realizar a cirurgia. Isso pode acontecer. Por isso, é muito importante conversar com um profissional, com familiares e amigos ou mesmo com o médico para tranquilizar-se em relação à cirurgia. O procedimento precisa ser positivo também em relação às expectativas”, conclui.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Pais e mães emocionalmente imaturos

                                



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                  PAIS E MÃES EMOCIONALMENTE IMATUROS

O laço mais forte que temos nos primeiros relacionamentos da vida é com os nossos pais. São a estes seres que nos rendemos ao amor e que nos apegamos quando estamos com fome, com medo, irritados, preocupados, ansiosos, cansados e doentes.

O que vai medir o sucesso emocional da vida de um adulto é a intensidade do laço com os pais que eles tiveram quando crianças. Isso é perceptível, pois quando estamos bem, podemos estar na companhia de qualquer outra pessoa, mas quando estamos angustiados são para nossos pais que recorremos.

Quando os pais são emocionalmente imaturos os filhos sofrem perdas emocionais enormes, porque sempre são eles que serão as referências de aconchego visionada pelos infantes. Ir ao encontro de quem não está preparado para ajudar é encontrar com a frustração e a dor emocional que pode se transformar em ansiedade e depressão.

Antes disso, as crianças transfiguram raiva, que é um instrumento de adaptação, diante de uma situação em que a criança não consegue ter recursos para suportar. Talvez não saibamos, mas esta raiva precisa ser externalizada, pois a internalização deste sentimento, tende a transformá-los em pessoas extremamente autocríticas e com um senso de culpa gigante. Esses predicativos negativos podem levar as crianças a atos de cessação da vida.

Pais e mães emocionalmente imaturos desejam que os filhos sejam como eles querem que os filhos sejam. Evidentemente que queremos o melhor para nossos filhos, mas tirar deles a autenticidade e o direito de ter um modus operanti próprio, é solapar deles sua dignidade e, assim, maximizar a perda do ser, lançando-os na inadequação com o mundo. Se meus pais não me aceitam, quem me aceitará? É o pensamento que permeará suas vidas, lançando-os em um abismo em que qualquer que possa salvar, será bem vindo. E isso pode ser bem perigoso.

Ser emocionalmente imaturo é permitir-se a perda da sensibilidade, é deixar de lado o bom senso e não permitir a autorreflexão, tornando-se pessoas extremamente destituídas de autocontrole, o que pode ser e é uma tragédia para qualquer criança. Pensemos nisso!

 

(na próxima Conversa psicanalítica continuaremos com esta temática)


Instagrameduardo_baunilha_psicanali

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Será que sou emocionalmente imaturo?

                                      



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


              SERÁ QUE SOU EMOCIONALMENTE IMATURO?

Como posso saber que sou emocionalmente imaturo? Evidentemente que nossa história nos dá pistas de como nos sentimos, porque o tempo todo que existimos, reagimos a tudo e a todos com sentimentos.

Mas existem alguns indícios que nos mostram que nosso emocional não está tão em alta assim. Vamos rever?

Geralmente pessoas que são imaturas emocionalmente são rígidas e obstinadas, tornando suas vivências, experiências recheadas de ações impulsivas e sem muita ponderação.

Também são muito estressadas, não tendo tolerância para com muitas situações, dando respostas a elas bem reativas e até violentas, porque distorcem a realidade das atitudes de outros. Não podemos esquecer que quando acontecem situações difíceis e descontroláveis, estas pessoas só se acalmam quando os outros fazem exatamente o que elas desejam, mostrando mais uma vez que seu emocional está em declínio.

Outra característica de pessoas emocionalmente imaturas é serem extremamente subjetivas. Tudo é sobre elas. Não conseguem fazer análises imparciais. Geralmente são prepotentes ou narcisistas quando sentem que não existe outra opção a não ser pensar e agir de maneiras a beneficiar a elas mesmas.

Isso a faz sentir autorreferentes, em que parece que todos os caminhos levam de volta a elas. Desta maneira, a autorreflexão não faz parte de seu ser, o que as leva a ser egoístas ao extremo, e o que as leva também a serem pessoas difíceis de lidar, por se tornarem o centro das atenções.

Diante desta situação, pessoas emocionalmente imaturas são destituídas de empatia, ou possuem pouca desta qualidade. Tendo pouca ou nenhuma empatia, tornam-se insensíveis as necessidades dos outros. E a empatia é um elemento indissociável da inteligência emocional.

Também não tem respeito pela diferença. Tornam-se facilmente irritáveis quando outras pessoas divergem de suas opiniões, sendo inconcebível suportar modos diferentes de ser dos outros, por tudo ser pautado por suas maneiras.

E então, conhece muita gente que é assim?

(na próxima Conversa psicanalítica continuaremos com esta temática)


Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Faena São Paulo: Um verdadeiro luxo de sofisticação

    Faena São Paulo: Um verdadeiro luxo de sofisticação




Faena São Paulo, uma moradia por excelência, assinada por nomes de grandes arquitetos nacionais e internacionais. Com bastante criatividade e sofisticação que traz um verdadeiro luxo, que traz uma mistura criativa de hotel, spa, boutique e galeria de arte. Inspirando diversos olhares para quem tem verdadeiro gosto de moradia. 


De tão extraordinário e inigualável, o lazer traz 2 quadras de tênis (saibro coberta e rápida descoberta), Quadra de areia, Sala de massagem, Pub/library, Playground e brinquedoteca integrados, saunas úmida e seca, Academias com equipamentos de última geração, Bar Faena, Piscina coberta e aquecida com raia de 25m, Espaço de conveniência junto às academias, Piscina externa com raia de 25m, área recreativa, deck molhado, Quadra de esportes, Espaço para eventos e recepções com cozinha industrial.


Faena se encontra em Miami, Buenos Aires, São Paulo e em breve Nova York. A sua parceria é com a incorporadora e construtora Even. Empreendimento de alto nível, localizado na avenida Faria Lima, em parceria com o Grupo Malzoni e Accor. Ancorado por uma arquitetura contemporânea que interage diretamente com o hotel e residencial (Art Center).


Inspirado pelo fundador, Alan Faena, ambientes holísticos e únicos, ancorados em experiências culturais e projetos responsáveis, integrando residências e hospedagem com arte e espaços culturais. Guiado por ideias e conceitos remodelando o nosso mundo. Plataformas que expressam o pessoal, interagem o cultural e pensamentos originais. Conceituando novos empreendimentos, revitalizando espaços históricos, dando visibilidade a cenários naturais, verdadeiras obras de arte que são desenvolvidas por um grande time de arquitetos, designers e artistas.





Para conhecer Faena São Paulo:

Endereço: Rua Diogo Moreira, 222, Jardim Paulistano, SP (travessa da Avenida Brigadeiro Faria Lima, altura da Avenida Rebouças)

Contato: (11) 99284-0566 (Falar com Manolo Lestón)

Indicação da colunista social Livia Rosa Santana

Fonte e imagens: Assessoria de imprensa Even/Nectarc


segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Itu recebe apresentação de peça infantil inspirada na poesia de Manoel de Barros

No dia 12 de setembro de 2024 (quinta-feira), às 9h e às 14h, com entrada gratuita, audiodescrição e tradução em LIBRAS, a Cia. Quinquió ( @cia.quinquio ) apresenta o espetáculo “Raiz do Sonho” no Centro Promocional Madre Teodora - SIPEB, que fica na Rua do Patrocínio, 762 - Centro, Itu (SP).

Raiz do Sonho - Crédito Pedro Rocha


Inspirado nas obras do poeta Manoel de Barros, o espetáculo “Raiz do Sonho” trata do resgate das coisas simples e da importância de coisas aparentemente insignificantes, relatando, ao mesmo tempo, a força de um sonho. Sonhos que podem mover um ser humano em busca de algo melhor. Os sonhos , aguçar a curiosidade, proporcionar aprendizados e até reflexões sobre a existência humana.


Através da obra do poeta matogrossense Manoel de Barros, a montagem proporciona ao público um momento de poesia e de contato com coisas que o poeta intitula “inúteis”. A importância do nada, a insignificância das pequenas coisas cotidianas e o olhar poético para a natureza, que Manoel coloca em seus poemas são a inspiração para o espetáculo. Unido a isso, músicas do cancioneiro popular transitam entre as palavras do poeta e despertam no público memórias de sua origem, revelando a identidade que cada ser humano traz em si.

  

Através de uma divertida narrativa, acompanhada por jogos e brincadeiras, o espetáculo busca despertar no público infantil - e também adulto - a sensibilidade para as coisas simples da vida, como o brincar, por exemplo, que pertence a todo ser humano. 


“Junto com o brincar, nascem os sonhos e, por que não, também a realização deles?”, comenta o grupo. 


E no dia 20 de setembro de 2024 (sexta-feira), com entrada gratuita, o grupo realiza uma Oficina de Teatro para Crianças e Pré-adolescentes, na faixa etária de 08 a 14 anos, na Escola Municipal Genésio da Luz Novaes, em Vargem Grande Paulista (SP). A oficina terá a duração de duas horas e serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas gratuitas. 


O objetivo é proporcionar às crianças e pré-adolescentes da cidade uma experiência lúdica com o fazer teatral, apresentando elementos básicos do teatro para que as crianças criem possibilidades artísticas a partir dos estímulos oferecidos. Os temas da oficina serão: Aquecimento vocal e corporal, Jogos Teatrais, Criação de cenas, a partir de estímulos das artes visuais e uma apresentação final. 


Sobre a Cia. Quinquió

A Cia. Quinquió surgiu em 2014 como um grupo de estudos sobre literatura brasileira e teatro físico, um método teatral que visa o desenvolvimento do ator e a criação dramática através do corpo e da dinâmica do movimento. 


Os fundadores do grupo, Samara Chedid e Luis Manarelli, são atores profissionais com vasta experiência em teatro infantil e docência em artes cênicas. O trabalho do grupo consiste em pesquisa e treinamento corporal, contação de histórias e oficinas de criação direcionadas a estudantes e educadores. 

 

As ações fazem parte do projeto “Raiz do Sonho” contemplado no edital de Difusão Cultural, através da Lei Paulo Gustavo para o Estado de São Paulo, com o qual o grupo celebra seus dez anos de história. 


Informações: www.instagram.com/cia.quinquio e www.facebook.com/ciaQuinquio


Ficha Técnica - Direção: Luis Manarelli. Elenco: Samara Chedid e Luis Manarelli ou Gilmara Pereira; Músicos: Camila Borges e Monique Salustiano; Dramaturgia: Luis Manarelli e Samara Chedid; Direção de Arte e Cenário: Cia Quinquió; Figurino: Marcela Pankowski. Direção de produção artística: Samara Chedid Iluminação: Greta Liz. Intérprete de Libras: Amanda; Audiodescritor: Douglas Soares; Canção Tema: Gutto Mota; Letra da música: Gilmara Pereira; Música Descida do Trem: Camila Borges e Monique Salustiano

Trilha sonora e Arranjos: Camila Borges, Monique Salustiano e Fabrício Cardeal. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Agenciamento: Paula Simões.


Serviço: Espetáculo “Raiz do Sonho”

Com Cia Quinquió 

Sinopse: Inspirada na obra do poeta Manoel de Barros, Raiz do Sonho narra a trajetória de uma menina cheia de sonhos que mora com seu irmão em um pacato vilarejo cercado por um rio. Seu maior sonho é ir até a cidade, onde acredita que está seu pai, para lhe entregar seu chapéu. Sua maior dificuldade aparece na forma do famoso vendaval que assombra o vilarejo. É diante dele que ela encontrará força e coragem para perseguir seu sonho em um caminho repleto de aventuras e brincadeiras. Duração: 45 minutos

Classificação Livre - Grátis


Quando: 12 de setembro de 2024 (quinta-feira) - Horário: 9h e 14h 

Onde: Centro Promocional Madre Teodora - SIPEB - R. do Patrocínio, 762 - Centro, Itu - SP

Acessibilidade: Audiodescrição e Tradução em  Libras


Oficina de teatro para crianças e pré-adolescentes

Quando: 20 de setembro de 2024 (sexta-feira)

Onde: Escola Municipal Genésio da Luz Novaes - Rua Camarão, 27 - Capela São Pedro - CEP 06730-000 - Vargem Grande Paulista - SP.