sexta-feira, 26 de julho de 2024

9º Ato Artístico Coletivo Perus terá apresentações da Companhia Antropofágica, Tapijás Coletivo Artístico e Grupo Sobrevento

Até o dia 28 de julho de 2024, o Grupo Pandora de Teatro ( @grupopandoradeteatro ) e a Ocupação Artística Canhoba ( @ocupacaoartisticacanhoba ) promovem o 9º Ato Artístico Coletivo Perus, um festival que com uma programação teatral plural e diversa, que desde o dia 13 de julho está reunindo grupos de diferentes regiões da cidade de São Paulo para se apresentarem no bairro de Perus, Zona Noroeste de São Paulo (SP).

Cia Antropogfágica - Foto de Alan Siqueira

Com entrada gratuita, o festival acontece na Ocupação Artística Canhoba, em Perus, e celebra os 20 anos do Grupo Pandora de Teatro, coletivo responsável pela gestão do espaço, que tem sua trajetória marcada pela forte ligação com o bairro. 


Na sexta-feira, dia 26 de julho, às 15h, o Tapijás Coletivo Artístico ( @tapijas_ciadeteatro ) apresenta a  peça “A Pequena Floresta de Maisha”. No dia 27 de julho (sábado), às 19h, a Companhia Antropofágica ( @companhiaantropofagica ) apresenta o espetáculo “BYLIONÁRIOZ”. Já no domingo, dia 28 de julho, às 16h, é a vez do espetáculo Benedito no Pilão”, com o Grupo Sobrevento ( @sobrevento ).


O Ato Artístico Coletivo Perus é um festival que vem se consolidando anualmente como um importante evento no calendário de Perus, fortalecendo a criação artística na região, apoiando polos culturais e tecendo um território mediado por arte, cultura e educação.

 

As ações são do projeto "Pandora 20 Anos – Firmeza Permanente" contemplado na 41° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura, com o qual o Grupo Pandora de Teatro comemora 20 anos de pesquisa contínua no bairro de Perus - SP. 


Informações: https://grupopandoradeteatro.com.br/evento/9o-ato-artistico-coletivo-perus/

www.instagram.com/grupopandoradeteatro ou www.facebook.com/grupopandora.deteatro


Serviço: 9º Ato Artístico Coletivo Perus

Quando: 26 a 28 de julho de 2024 (últimos dias)

Onde: Ocupação Artística Canhoba - Endereço: Rua Canhoba, 299 - Vila Fanton, São Paulo - SP

Grátis - Não possui Estacionamento - Não possui acessibilidade


Programação:

Espetáculo "A Pequena Floresta de Maisha” com Tapijás Coletivo Artístico

Quando: 26 de julho (sexta-feira) - Horário: 15h - Sinopse:  A saga de uma menina que sai pelo bairro em busca de água para regar suas plantas, uma vez que a comunidade está passando por um racionamento severo. Neste percurso ela encontra personagens encantadores, mas também vários desafios que a fazem conhecer ainda mais sobre seu território, sua origem e sua história. Esta é uma obra que pode ser chamada de infanto juvenil, mas que vai encantar adultos também. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos


Espetáculo "BYLIONÁRIOZ” com Companhia Antropofágica

Quando: 27 de julho (sábado) - Horário: 19h - Sinopse: Entre cenas documentais e ficcionais, a montagem busca ser uma diversão crítica que abarca os efeitos de uma realidade que provoca desejos e valores ligados à acumulação, em uma época de hiper informação. A palavra "bilionários" ressoa hoje na mídia e redes sociais, despertando sentimentos de repulsa e adoração. A obra aproxima a temática econômica de seus efeitos na subjetividade, balizadas nas tensões das formas estéticas produzidas pela cultura hegemônica, que visam a naturalização das desigualdades sociais. Classificação: Livre. Duração: 90 minutos


Espetáculo "Benedito no Pilão” com Grupo Sobrevento

Quando: 28 de julho (domingo) - Horário: 16h - Sinopse: Benedito vai pedir trabalho na fazenda do Coronel Libório, que o manda para o pilão. Debochado e irreverente, Benedito vai ter que enfrentar não só a maldade do patrão, como também a de todos os compadres dele. Uma homenagem do grupo Sobrevento à arte do Mamulengo e convida o público a participar e a se integrar a um jogo divertido e arrebatador. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 50 minutos. Teaser: https://youtu.be/3xTYqaA7EBo

Geração ferrugem

                                 



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                                       Geração ferrugem

Em recesso, nas andanças com meu filho, observei em alguns batentes, nas praias capixabas, muitas manifestações de ferrugem. Comecei a pensar em quanto esforço é feito para lidar com esse elemento corrosivo. Limpamos, lixamos, passamos tinta e, mesmo assim, com o tempo esta pintura se eleva e demonstra que há algo se deteriorando por baixo.

Todo esse processo me fez criar uma metáfora para nossa geração. Uma geração que se sabota de maneiras diversas, buscando tantos meios de fuga, de estar no mundo, mas que está se deteriorando aos poucos.

Não é uma morte súbita, algo impulsivo, quase instantâneo. Não! É um lento esmorecer. Uma lenta corrosão que, quando percebemos, vai minando nossas forças quase que imperceptivelmente.

Por isso precisamos ficar alertas.

Que tipo de vida vivo? Será que está em consonância com o que realmente gostaria de estar vivendo? Talvez a grande pergunta que deveríamos levantar seria: O que realmente quero para minha vida?

E a partir deste questionamento, traçar um plano para que nossa existência tenha significado. Caso contrário, estaremos enferrujando. Ou pior, acreditando que estamos vivendo, quando na verdade, estamos apenas existindo.

E esta é uma condição que não gostaríamos de estar. Se não, precisamos criar novos conceitos de vida, que nos mobilizarão a novas ações, para assim, encontrarmos um caminho mais trajetável para a vida.

E isso não é uma tarefa de outro mundo. Precisamos questionar tudo. A partir daí, buscar entender, por meio de caminhos possíveis, como conduzir a existência para um lugar mais tranquilo, mesmo em meio ao caos.

E este lugar tranquilo pode ser traduzido como as crenças que tenho para minha vida e que, muitas vezes, não são entendidas por muitos, mas que fazem minha vida ter significado.

O que precisamos entender é que, saindo do perigo da corrosão da ferrugem, qualquer caminho que me faça melhor, que se coadune com o que acredito e que transforme meu olhar para o mundo e para as pessoas sempre visando o bem, este é o percurso que quero tomar. E quem quiser que me siga.

Um grande abraço para você!

Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Festival de Arte e Cultura pela Paz e Meio Ambiente - FIBAC" homenageia angolanos com medalhas

   Festival de Arte e Cultura pela Paz e Meio Ambiente - FIBAC" homenageia angolanos com medalhas




No dia 19 de julho de 2024, o "Festival de Arte e Cultura pela Paz e Meio Ambiente - FIBAC", sob a coordenadora da jornalista e cineasta brasileira Aline Melo fez a entrega de medalhas na cidade de Luanda, em Angola.

O evento Argentino de dimensão internacional contou com a presença do ator e poeta I. Ricardo Cardoso e do cantor Elisio Magalhães, ambos angolanos receberam as medalhas em reconhecimento dos seus trabalhos realizados em prol a arte e cultura africana.

O jovem poeta e ator I. Ricardo Cardoso, de 31 anos atuou no filme "Sequestros em Luanda", com direção e roteiro de Aline Melo, o qual foi ganhador de vários prêmios internacionais. Também lançou o Livro de poemas intitulado "Mujimbo". Atualmente dá palestras em escolas e faz trabalhos sociais de ajuda a juventude da periferia de Luanda.





Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Aline Melo
+5521 997404366 (Whatsapp)

Crédito de imagens: Divulgação

Votorantim e Alumínio recebem apresentações de peça infantil inspirada na poesia de Manoel de Barros

 Celebrando dez anos, o grupo apresenta o espetáculo que convida o público a pensar um pouco mais sobre as coisas aparentemente simples da vida e também sobre a força dos grandes sonhos.


Raiz do Sonho - Crédito Pedro Rocha 

No dia 08 de agosto de 2024 (quarta-feira), às 8h30 e às 14h30, com entrada gratuita, a Cia. Quinquió ( @cia.quinquio ) apresenta o espetáculo “Raiz do Sonho” no Teatro Municipal Francisco Beranger, que fica na Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 - Centro, em Votorantim (SP). A sessão das 8h30 contará com Audiodescrição e Tradução em LIBRAS.



Já no dia 09 de agosto (sexta-feira), às 10h e às 15h, com entrada gratuita, o grupo se apresenta no Auditório da cidade, que fica na Praça João de Castro Figueiroa, 02 - Vila Industrial, em Alumínio (SP), sendo que a sessão das 10h contará com Audiodescrição e Tradução em LIBRAS.


As apresentações são as primeiras da temporada que celebra os dez anos da Cia. Quinquió, que passará ainda pelas cidades de Juquitiba, Mairinque, Vargem Grande e Itu, escolhidas por fazerem parte de uma região do Estado de São Paulo que é predominantemente agrícola. 


Inspirado nas obras do poeta Manoel de Barros, o espetáculo “Raiz do Sonho” trata do resgate das coisas simples e da importância de coisas aparentemente insignificantes, relatando, ao mesmo tempo, a força de um sonho. Sonhos que podem mover um ser humano em busca de algo melhor. Os sonhos , aguçar a curiosidade, proporcionar aprendizados e até reflexões sobre a existência humana.


Através da obra do poeta matogrossense Manoel de Barros, a montagem proporciona ao público um momento de poesia e de contato com coisas que o poeta intitula “inúteis”. A importância do nada, a insignificância das pequenas coisas cotidianas e o olhar poético para a natureza, que Manoel coloca em seus poemas são a inspiração para o espetáculo. Unido a isso, músicas do cancioneiro popular transitam entre as palavras do poeta e despertam no público memórias de sua origem, revelando a identidade que cada ser humano traz em si.

  

Através de uma divertida narrativa, acompanhada por jogos e brincadeiras, o espetáculo busca despertar no público infantil - e também adulto - a sensibilidade para as coisas simples da vida, como o brincar, por exemplo, que pertence a todo ser humano. 


“E, junto com a ação do brincar, nascem os sonhos e, por que não, também a realização deles?”, comenta o grupo. 


Outras ações do projeto

Com o projeto que celebra os dez anos da Cia. Quinquió, além da temporada de apresentações, o grupo realiza uma oficina especial de práticas teatrais para professores da rede pública municipal e estadual em cada uma das cidade por onde a temporada irá passar. 


A oficina “Práticas Teatrais para Professores” tem como objetivo expandir a consciência corporal e a criatividade, para que os professores consigam incorporar alguns exercícios em sala de aula. Com essa dinâmica, os professores também terão um espaço de compartilhamento de experiências e aprendizados com outros profissionais da educação, criando assim uma rede de apoio entre eles. Cada encontro terá duas horas de duração e serão oferecidas 20 (vinte) vagas gratuitas. 


Serão abordados os temas: Aquecimento vocal e corporal, Jogos Teatrais, Exercícios de Improvisação, Experiências de cenas, a partir de estímulos da poesia de Manoel de Barros, além de uma apresentação. 


Outra ação relevante do projeto é a Oficina de teatro para crianças e pré-adolescentes, na faixa etária de 08 a 14 anos, que também será oferecida em cada cidade. A oficina terá a duração de duas horas e serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas gratuitas. 


O objetivo é proporcionar às crianças e pré-adolescentes da cidade uma experiência lúdica com o fazer teatral, apresentando elementos básicos do teatro, como improvisação e jogos teatrais, para que as crianças criem possibilidades artísticas a partir dos estímulos oferecidos. 


Os temas da oficina serão: Aquecimento vocal e corporal, Jogos Teatrais, Criação de cenas, a partir de estímulos das artes visuais e uma apresentação final. 


Sobre a Cia. Quinquió

A Cia. Quinquió surgiu em 2014 como um grupo de estudos sobre literatura brasileira e teatro físico, um método teatral que visa o desenvolvimento do ator e a criação dramática através do corpo e da dinâmica do movimento. 


Os fundadores do grupo, Samara Chedid e Luis Manarelli, são atores profissionais com vasta experiência em teatro infantil e também como docentes em artes cênicas. O trabalho do grupo consiste em pesquisa e treinamento corporal, contação de histórias e diversas oficinas de criação direcionadas a escolas, tanto para alunos quanto para educadores. 


As ações fazem parte do projeto “Raiz do Sonho” contemplado no edital de Difusão Cultural, através da Lei Paulo Gustavo para o Estado de São Paulo.


Informações: www.instagram.com/cia.quinquio e www.facebook.com/ciaQuinquio


Ficha Técnica - Direção: Luis Manarelli. Elenco: Samara Chedid e Luis Manarelli ou Gilmara Pereira; Músicos: Camila Borges e Monique Salustiano; Dramaturgia: Luis Manarelli e Samara Chedid; Direção de Arte e Cenário: Cia Quinquió; Figurino: Marcela Pankowski. Direção de produção artística: Samara Chedid Iluminação: Greta Liz. Intérprete de Libras: Amanda; Audiodescritor: Douglas Soares; Canção Tema: Gutto Mota; Letra da música: Gilmara Pereira; Música Descida do Trem: Camila Borges e Monique Salustiano

Trilha sonora e Arranjos: Camila Borges, Monique Salustiano e Fabrício Cardeal. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Agenciamento: Paula Simões.


Serviço: Espetáculo “Raiz do Sonho”

Com Cia Quinquió 

Sinopse: Inspirada na obra do poeta Manoel de Barros, Raiz do Sonho narra a trajetória de uma menina cheia de sonhos que mora com seu irmão em um pacato vilarejo cercado por um rio. Seu maior sonho é ir até a cidade, onde acredita que está seu pai, para lhe entregar seu chapéu. Sua maior dificuldade aparece na forma do famoso vendaval que assombra o vilarejo. É diante dele que ela encontrará força e coragem para perseguir seu sonho em um caminho repleto de aventuras e brincadeiras. Duração: 45 minutos

Classificação Livre - Grátis

Quando: 08 de agosto de 2024 (quinta-feira) - Horário: 8h30 e 14h30

Onde: Teatro Municipal Francisco Beranger - Endereço: Av. Ver. Newton Vieira Soares, 291 - Centro, Votorantim - SP

Acessibilidade: Audiodescrição e Tradução em Libras na sessão das 8h30


Quando: 09 de agosto de 2024 (sexta-feira) - Horário: 10h e 15h

Onde: Auditório da cidade - Endereço: Praça João de Castro Figueiroa, 02 - Vila Industrial, Alumínio - SP

Acessibilidade: Audiodescrição e Tradução em Libras na sessão das 10h


Próximas apresentações:

Quando: 22 de agosto de 2024 (quinta-feira) - Horário: 10h

Onde: APAE Mairinque - Endereço: Av. Milton Cardoso Leite, 151 - Chácaras Manao, Mairinque - SP

Acessibilidade: Audiodescrição e Tradução em Libras 


Quando: 22 de agosto de 2024 (quinta-feira) - Horário: 15h30

Onde: Escola Municipal Neusa Maria - Endereço: BAIRRO MOREIRAS, Mairinque - SP, 18120-00

Apresentação fechada para estudantes da escola

Raiz do Sonho - Crédito Pedro Rocha