quinta-feira, 30 de junho de 2022

Prefeito Odelmo Leão recebe dupla campeã mundial de vôlei de praia

    Prefeito Odelmo Leão recebe dupla campeã mundial de vôlei de praia


Duda e Ana Patrícia, conquistaram o título em Roma, na Itália


Foto: Valter de Paula / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU


O prefeito Odelmo Leão recebeu, na tarde desta quinta-feira (30), as duplas do Praia Clube: Duda e Ana Patrícia, campeãs da Copa do Mundo de Vôlei de Praia, em Roma, no último dia 19; e Tainá e Victória, atual número 19 de mundo, do Praia Clube, além de integrantes da comissão técnica e dirigentes do Praia Clube e da Federação Mineira de Vôlei. As atletas aproveitaram o momento para agradecer o apoio que a Prefeitura de Uberlândia oferece ao esporte da cidade, contaram um pouco de suas histórias e ainda apresentaram o troféu de ouro, com peso de aproximadamente 12 kg, que foi conquistado na Itália.

Em suas palavras, o prefeito Odelmo Leão lembrou que o trabalho iniciado em sua primeira gestão, em 2005, já deu frutos positivos. “Graças ao trabalho que é desenvolvido nas escolinhas da Futel e através das parcerias que fizemos com o Praia Clube e outras associações e entidades, nossas crianças e jovens têm agora a oportunidade de chegar ao alto rendimento e assim disputar os mais importantes campeonatos olímpicos e paralímpicos, no Brasil e no mundo”, disse.

O prefeito também destacou a importância das conquistas das jogadoras de vôlei de praia. “Quero dar os parabéns às duas atletas, que representaram tão bem o nome do Praia Clube e de Uberlândia em campeonatos tão importantes. A estrutura de treinamento que vocês têm e esta comissão técnica de qualidade são muito importantes, mas o que vale mais é a vontade e, isso, elas têm de sobra”, concluiu o prefeito Odelmo Leão.


Títulos importantes

A parceria entre Duda e Ana Patrícia já está rendendo frutos. No início de maio, elas foram campeãs da etapa de Brasília do Circuito Brasileiro. Logo depois, as atletas do Praia foram campeãs do Circuito Sul-Americano, realizado no Praia Clube, que contou com a presença do prefeito Odelmo Leão na abertura do evento.

No início de junho, foram bronze na etapa da Letônia do Elite 16, competição que faz parte do Circuito Mundial. No último dia 19 de junho, a dupla foi campeã da Copa do Mundo, em Roma, na Itália. Um grande feito para elas, que já tinham conquistado a competição na categoria de base. Na próxima semana, elas disputam a etapa da Suíça, no Circuito Mundial.


Foto: Valter de Paula / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU


Cidade do vôlei

Nos últimos anos, Uberlândia tem se transformado em um dos mais importantes polos de vôlei do Brasil, sediando na Arena Sabiazinho, construída e inaugurada pelo prefeito Odelmo Leão em 2008, jogos decisivos da Superliga Masculina e Feminina, Campeonato Sul-americano Feminino, o Pré-Olímpico de Vôlei Feminino, a Supercopa de Vôlei (nas versões masculina e feminina).

Atualmente a Futel tem capacidade para atender gratuitamente até 500 crianças e adolescentes no vôlei (masculino e feminino), desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A modalidade é oferecida no UTC, no Sesi Gravatás, nos poliesportivos Roosevelt e Tancredo Neves e no Núcleo Lagoinha.

Brasal lança Chess, seu quinto empreendimento na zona Sul

  Brasal lança Chess, seu quinto empreendimento na zona Sul


Empresa foi pioneira no lançamento de condomínios verticais na região que vive “boom” de desenvolvimento 



Por: Alitéia Milagre


Sebastião-Longuinho-Brasal


  

Uberlândia (MG) - Considerada uma região nobre e valorizada em Uberlândia, a zona Sul cresce em um ritmo acelerado atraindo cada vez mais investidores de diversos segmentos, novos negócios imobiliários e moradores. Com vários empreendimentos na região, a Brasal Incorporações lança o Chess, seu quinto residencial de alto padrão com VGV na ordem de R$ 132 milhões. Os lançamentos anteriores da incorporadora já somam 803 unidades na cidade, praticamente vendidas em sua totalidade, resultado que colabora com os números positivos do setor.     

  

A última pesquisa sobre o mercado da construção civil, realizada pela empresa de consultoria Bureau de Inteligência Corporativa (BRAIN), contratada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-Tap) apontou que em 2020 foram lançados 40 empreendimentos verticais em Uberlândia. Esse número subiu em 2021, saltando para 53, um crescimento de 32,5%. Só no primeiro trimestre de 2022, outros 20 projetos foram lançados. O número de unidades também é expressivo. Em 2021 foram lançadas 5.158, 655 a mais que em 2020, quando esse número chegou a 4.503 unidades. Em 2022, 1.845 unidades estão disponíveis para as vendas. 

  

O boom de empreendimentos imobiliários nesse nicho iniciou-se com a chegada da Brasal Incorporações na cidade. A Incorporadora é pioneira na construção de condomínios verticais de luxo. Os cinco lançamentos da Brasal construídos na zona Sul somam 803 unidades. 

  

Seguindo essa tendência de crescimento, a Brasal inova ao trazer um empreendimento com opções de novas metragens para atender uma demanda latente. O Chess terá studios, apartamentos tipo e coberturas duplex com diversas opções de plantas, com metragens que vão de 45m² a 208m², divididas em duas torres: Nero, com 22 pavimentos e Bianco com 23. O residencial tem 230 unidades e será construído no ponto mais alto da zona Sul, em uma das áreas mais novas da região. 

  

“O conceito do Chess foi inspirado na diversidade que o setor Sul possui, sendo criadas plantas que atendam à necessidade de diversos perfis de moradores, desde solteiros até recém-casados e famílias com filhos, bem como os que desejam investir em um bem com qualidade construtiva e atemporal. Dos maiores ao mais compactos, nosso propósito é criar moradias mais dinâmicas, práticas e funcionais, com espaços desejados pelos moradores, com padrão de construção ímpar, em uma localização nobre, ascendente e muito valorizada”, ressalta o diretor da Brasal em Uberlândia, Sebastião Longuinho. 

  

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), Efthymios Panayotes, o mercado de médio e alto padrão está ganhando espaço e continuará crescendo em 2022 por pelo menos três fatores. “Primeiro, porque as empresas empreendedoras e ousadas estão fazendo cada vez melhores lançamentos imobiliários com mais serviços e opções de áreas de lazer. Segundo, porque os agentes financeiros estão criteriosos na análise de crédito, impedindo que as vendas se tornem uma bolha imobiliária, portanto, primando pelo financiamento consciente. Terceiro, há uma demanda por compradores ávidos por produtos de qualidade. E o resultado é a geração de emprego e renda para quase vinte e cinco por cento dos trabalhadores brasileiros”, enfatiza. 


Fachada Noturna-Chess-Brasal


  

Tendências e inovações 


De olho na valorização do tempo e no patrimônio das pessoas, a Brasal procura inovar em cada empreendimento, sempre focada em aspectos como qualidade, tecnologia e lazer. O novo projeto é a primeira aposta da empresa com espaço mulher, pet place, com possibilidade para banho dos animais, quadra de beach tennis, snack point e horta comunitária. 

  

Com projeto assinado pela MKZ Arquitetura e pelas arquitetas Márcia Paiva e Marley Gerab e paisagismo de Neto Mundim, o Chess também traz espaço gourmet, espaço kids, playground, academia, piscina adulto com raia de 18m, piscina infantil, coworking, sauna/descanso, salão de festas, bicicletário, entre outros diferenciais. 

  

A tecnologia, que se tornou indispensável na rotina das pessoas, não fica em segundo plano e recursos e dispositivos tecnológicos fazem parte do projeto para se morar bem e com segurança. 

  

O cuidado ambiental também está presente com soluções que visam a economia de recursos naturais com instalações que contribuem para a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. 

  

Sobre a Brasal 

Com o firme propósito de confiar nas pessoas e fazer o melhor para ser referência, a Brasal, que acaba de completar 59 anos, se destaca por sua excelência em gestão e certificações recebidas por instituições nacionais e internacionais, por seus projetos arrojados e pelo elevado padrão de qualidade de seus empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos. Prima por atender às necessidades dos consumidores ao oferecer em cada empreendimento tecnologia, conforto, segurança e praticidade. A Brasal Incorporações acumula quase 1 milhão de metros quadrados construídos em suas três filiais: Uberlândia, Goiânia e Brasília. 

  

Em Uberlândia, a Brasal chegou em 2015 com um lançamento que rapidamente se tornou referência de qualidade: o Triad. Logo depois, o Sense confirmou a confiança e a valorização dos imóveis Brasal. Dando continuidade ao que sabe fazer de melhor, inovar, trouxe o Arven, um empreendimento que marca a trajetória da Brasal na cidade. Outro lançamento foi o DUO, concebido dessa inquietude que move a Incorporadora a seguir em frente no seu propósito e o mais recente, Chess, uma inovação compacta, refinada e estrategicamente pensada, da metragem dos apartamentos à localização, que inova trazendo Espaço Mulher, Pet Place, Espaço Pet, quadra de beach tennis, snack point e horta comunitária, entre outros atributos como ampla área de lazer, além de toda qualidade Brasal. 

Uberlândia adere ao programa de prevenção à corrupção Time Brasil

    Uberlândia adere ao programa de prevenção à corrupção Time Brasil


Cidade foi considerada apta pela Controladoria Geral da União para assinar parceria nesta quinta (30) e será a primeira de grande porte de Minas a aderir ao programa em 2022

Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação- PMU


A Prefeitura de Uberlândia tem trabalhado ativamente para fortalecer a política municipal de governança. Nesta quinta-feira (30), mais uma ação se somou a esse esforço. Em cerimônia no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Odelmo Leão formalizou, ao lado do Controlador Geral do Município, Modesto Geraldo Rabelo, a adesão do Município ao programa Time Brasil. A iniciativa é da Controladoria Geral da União (CGU) e visa apoiar os entes federativos na adoção de práticas de prevenção à corrupção e promoção da transparência, acesso à informação, integridade e participação social.

A adesão foi possível depois que a Prefeitura submeteu um autodiagnóstico à análise da CGU, que considerou a cidade apta a participar do programa. Nesse processo, o Município identificou 19 ações que serão implementadas por meio do grupo de trabalho que foi criado e se tornou a primeira cidade de grande porte de Minas a aderir ao programa neste ano.


Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação- PMU


Ao final da formalização da parceria, a representante do programa Time Brasil, Maria Moro, ministrou uma palestra com detalhes sobre o projeto.

“No ano passado, já nos unimos à Rede Governança Brasil, a RGB, para darmos início ao Plano Municipal de Integridade. Agora, com a chegada da CGU e o Time Brasil, ganhamos mais um aliado na missão de garantir que as boas práticas de gestão se perpetuem para as próximas gerações, com a implementação de uma cultura cada vez mais transparente dos atos públicos, que é o desafio a que nos propusemos nestes últimos cinco anos”, disse o prefeito Odelmo Leão.

A assinatura do acordo foi acompanhada por representantes da CGU em Minas Gerais: a superintendente Moísa Andrade, o coordenador do núcleo de ouvidoria e prevenção da corrupção Márcio Amaral e a coordenadora substituta do núcleo Tatiane Pires. Entre outras autoridades, também estiveram presentes os promotores Luiz Henrique Acquaro Borsari e Fernando Martins.

“Eu gostaria de parabenizar o prefeito por essa iniciativa, por esse apoio, e parabenizar a equipe técnica da Prefeitura, que já está trabalhando junto à nossa equipe. São pessoas muito engajadas e a gente já percebeu a vontade deles de desenvolver os temas aqui no município. Acho que já é um sucesso”, disse a superintendente da CGU, Moísa Andrade.

O promotor Luiz Henrique Acquaro Borsari também celebrou a iniciativa da gestão municipal. “É a terceira reunião que eu participo na Prefeitura e todas elas têm o fomento de boas ações, de boas ideias. Tudo em benefício da cidadania, para trazer conhecimento e clareza sobre a forma como está sendo tratada a coisa público”, observou.


Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação- PMU


Princípios do ‘Governo Aberto’

Criado em 2019, o programa Time Brasil é resultado de programas anteriores da CGU- o de Fortalecimento da Gestão Pública (FGP) e sua versão reformulada de 2018, Pacto. O objetivo é institucionalizar a capacidade dos entes federativos de detectar e prevenir atos de corrupção. A edição 2022 entrou em vigor em abril deste ano e a participação dos municípios é voluntária.

Após o acordo assinado com a CGU, a Prefeitura de Uberlândia terá dois anos para implementar as 19 ações diagnosticadas no processo de adesão. Essas ações seguem os princípios do Governo Aberto.

O termo “Governo Aberto” se refere à promoção de projetos e ações baseados em transparência, prestação de contas e responsabilização, participação cidadão e tecnologia e inovação. Saiba mais clicando AQUI.

Caravana de Prevenção faz ação em escola da rede pública nesta quinta (30)

  Caravana de Prevenção faz ação em escola da rede pública nesta quinta (30)


Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil levou a Caravana de Prevenção até a Escola Estadual Bueno Brandão

Divulgação


A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SPDDSDC), realizou mais uma ação de conscientização, por intermédio da Caravana de Prevenção, contra o uso e abuso de drogas. O programa chegou na manhã desta quinta-feira (30) na Escola Estadual Bueno Brandão e alcançou 100 alunos do Ensino Médio.

Mediante solicitação da unidade escolar, a Caravana de Prevenção realizou ações educativas e atividades lúdicas para os jovens estudantes que estão recebendo uma disciplina interdisciplinar sobre prevenção às drogas.

“Fomos convidados para falar sobre prevenção às drogas e a crescente do uso e abuso de substâncias psicoativas durante a pandemia. Então discutimos sobre o alcoolismo, tabagismo e suas novas roupagens, como os cigarros eletrônicos, narguilés, paieros, e como esses novos formatos provocaram o aumento do consumo de tabaco”, explica o coordenador do núcleo de Prevenção às Drogas da SMPDDSDC, Cleiton Rocha dos Santos (Kakko).

Além da palestra apresentada por uma psicóloga da SPDDSDC, os alunos assistiram a uma demonstração de dança de rua por um dos oficineiros do projeto Caravana de Prevenção.

“Esse projeto foi elaborado com o intuito de fornecer aos alunos, desta unidade escolar, informações sobre o tema, para capacitá-los a realizar escolhas conscientes e de forma crítica, a respeito do uso indevido de drogas no ambiente escolar, de forma, a possibilitar um diálogo aberto e confiável entre os sujeitos da prevenção, sendo imprescindível, fornecer informação correta sobre drogas, seja na forma de palestras, discussões, atividades teatrais e outros”, explica a cartilha do projeto.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Auxílio Brasil: levantamento da CNM indica que 2,7 milhões de famílias aguardam na fila de espera

 Auxílio Brasil: levantamento da CNM indica que 2,7 milhões de famílias aguardam na fila de espera

Divulgação


Levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a demanda reprimida do Programa Auxílio Brasil (PAB) indica que em abril deste ano 2,7 milhões de famílias com perfil para receber os recursos ainda não foram contempladas. A fila de espera é considerada a maior desde novembro de 2021, quando o PAB substituiu o Programa Bolsa Família (PBF). O estudo da entidade municipalista também aponta um recorte com os dados consolidados por Estado e região.
 
A atualização do levantamento foi feita com base nos dados divulgados pelo Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico (Cecad) até o mês de abril deste ano. Em novembro do ano passado, a demanda reprimida por família chegou a 3,1 milhões. O número também teve expressivo crescimento em relação a março de 2021, mês anterior à última atualização do Cecad, ocasião em que o volume de pessoas foi de 1,3 milhão. Quando é levado em conta o cenário por pessoa apta a receber o recurso, a quantidade também só é superada no período de novembro do ano passado, ocasião em que 6,3 milhões de cidadãos aguardavam o auxílio ante 5,3 milhões em abril deste ano.

Segundo o levantamento da CNM, o aumento de pode ser explicado por alterações na matriz do programa, como ampliação da renda per capita para definição de extrema pobreza, que passou de R$ 89,00 para R$ 105,01; e pobreza, que passou de um intervalo de R$ 89,01 a R$ 178,00 para R$ 105,01 a R$ 210,00; assim como o benefício composição familiar, antes concebido no escopo do PBF nos benefícios variáveis, que cobria a faixa etária de 16 a 17 anos, e com o PAB passa a ser direcionado também a jovens de 18 a 21 anos incompletos.


Concessão de benefícios


Um dos dados que pode ajudar a compreender o crescimento da demanda reprimida foi o número de concessões de novos benefícios do PAB. De acordo com o levantamento da CNM, foram 41.196 novos beneficiários em abril de 2022, o segundo menor desde março do mesmo ano, quando o número chegou a 4.336. Já a maior ocorreu no mês de janeiro, com 3.046.911.
 

Dados regionais


Ao realizar o estudo por dados regionais, a CNM apontou que em números absolutos, o Sudeste (981 milhões de famílias) e Nordeste (963 milhões de famílias) continuam sendo as regiões com maior demanda reprimida em abril de 2022. No entanto, Norte e Centro-Oeste têm apresentado o maior crescimento com, respectivamente, 232% e 139%.

Já o Estado com maior volume de demanda reprimida foi Rondônia, chegando a 321%, ou seja, passou de 5.939 mil famílias para 25.026 mil famílias. Logo em seguida, estão o Pará com 193% (de 61.445 mil famílias para 180.370 mil famílias) e Roraima com 187% (de 3.642 mil famílias para 10.485 mil famílias). Vale lembrar que se for levado em conta o contingente populacional, o Estado de São Paulo é o que mais apresenta demanda reprimida, com 429.484 mil famílias à espera da garantia de sobrevivência, chegando a crescer 80% entre março e abril.
 

Previsão orçamentária


Por fim, a autorização para o pagamento do PAB em 2022 chegou a R$ 89,8 bilhões, mas foram efetivamente pagos R$ 44,2 bilhões. Isso corresponde a apenas 49,3% do total autorizado. O levantamento completo pode ser conferido aqui.

Conquista: Dr. Marcos Vinicius comemora acordo com Governo que garantirá pagamento de recursos atrasados da assistência social aos municípios mineiros

 Conquista: Dr. Marcos Vinicius comemora acordo com Governo que garantirá pagamento de recursos atrasados da assistência social aos municípios mineiros

Divulgação

A Associação Mineira de Municípios (AMM) e o governo de Minas Gerais anunciaram mais um acordo para quitar dívidas do Estado com os 853 municípios: o pagamento de aproximadamente R$ 85,3 milhões referente a 19 parcelas atrasadas do Piso Mineiro de Assistência Social, do período de junho de 2017 a dezembro de 2018.


O anúncio foi feito durante cerimônia, em Coronel Fabriciano, nesta quarta (29), com a presença do governador Romeu Zema, do presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, da secretária de Assistência Social, Elisabeth Jucá, do procurador-geral do MPMG, Dr. Jarbas Soares Junior, além de dezenas de prefeitos, lideranças e autoridades.


“Agradeço ao governador pela sensibilidade, diante desse momento difícil que a gente vive na economia, e com tantas demandas da Assistência Social. Esse dinheiro vem em boa hora e os municípios ficam felizes pelo governo cumprir a palavra e honrar os compromissos com as prefeituras”, ressaltou Dr. Marcos.


Os valores são equivalentes a sete parcelas do Piso Mineiro não pagas em 2017 e 12 parcelas não pagas em 2018. O valor será dividido em nove vezes e transferido diretamente para os Fundos Municipais de Assistência Social. “Apesar de não ter um valor tão alto quanto os dois primeiros, estamos falando de quase R$ 100 milhões que serão pagos em um prazo menor. Com isso, tenho a satisfação de dizer que, depois de três anos e meio à frente do governo de Minas, após a assinatura deste terceiro acordo, posso declarar que não sou mais devedor das prefeituras”, disse Zema.


Os 853 municípios mineiros, filiados à Associação Mineira de Municípios ou não, poderão aderir ao Acordo a partir da assinatura do Termo de Adesão. Os municípios que já receberam uma ou mais parcelas em atraso do Piso Mineiro ou que possuam ações judiciais que tratam do pagamento desta dívida e que ainda tenham valores a receber, ao aderir ao Acordo, receberão os valores pendentes de pagamento, dentro do período abarcado pelo instrumento jurídico.


Histórico 


O Piso Mineiro de Assistência Social é o repasse regular e mensal de recursos financeiros para apoiar os municípios na oferta de serviços e benefícios socioassistenciais para as famílias em situação de vulnerabilidade do Estado.


Este importante repasse teve seu pagamento interrompido entre os anos de 2015 e 2018, quando o governo do Estado de Minas Gerais à época deixou de repassar aproximadamente 23 parcelas do Piso.


Frente ao cenário de grave crise fiscal encontrado em 2019, e entendendo a necessidade de retomar o repasse aos municípios dos recursos da política de Assistência Social, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) viabilizou a retomada do pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo em janeiro de 2019, com repasse parcial dos valores devidos. No ano seguinte, o repasse voltou a ser feito integralmente e, no início deste ano, as dívidas relativas aos repasses parciais de 2019 foram saldadas com os municípios.


Investimento no Samu


O Governo de Minas também anunciou que vai investir ainda R$ 16,4 milhões na ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Leste e Vale do Aço para implementação das fases 2 e 3 do serviço, que contemplará 26 novas unidades de suporte para atendimento. Com isso, o número de cidades atendidas passará de 11 para 86 na região.


O recurso destinado ao Samu Macrorregional Leste e Vale do Aço será utilizado para a implementação das fases dois e três do serviço, que contempla 26 novas unidades de suporte para atendimento e, com isso, passará a atender 86 cidades. Após o pagamento do convênio, estima-se seis meses para a sua execução. Ao final, o serviço estará integralmente implantado.


Além disso, desde 14 de junho, foi liberado o aumento de R$ 290 mil no repasse para o custeio mensal do serviço na região. O Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), que gerencia o Samu local, receberá mensalmente do Estado o valor de R$ 1,3 milhão.


Moradores do Nossa Senhora das Graças e adjacentes podem usufruir do Busão Social até sexta (30)

 Moradores do Nossa Senhora das Graças e adjacentes podem usufruir do Busão Social até sexta (30)


Atendimentos de serviços sociais da Prefeitura acontecem na praça Tenente Coronel Edson Carneiro


Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU



O Busão Social desta semana está atuando no bairro Nossa Senhora das Graças, possibilitando atendimentos e acessos aos serviços sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). O atendimento acontece das 12h às 16h30.    

O veículo da gestão municipal está estacionado na praça Tenente Coronel Edson Carneiro e ficará disponível para à população local até sexta-feira (30). Por meio do Busão Social podem ser solicitadas, de forma gratuita, inserção em serviços, programas, projetos e benefícios, além de fornecimento de encaminhamentos para solucionar demandas apresentadas pelos interessados.  


Busão Social

O automóvel percorre as zonas urbana e rural, loteamentos, assentamentos e conjunto de chácaras prestando atendimento para famílias em situação de vulnerabilidade com o objetivo de orientar sobre inserção em serviços, programas, projetos, benefícios e ainda dar instruções para solucionar demandas apresentadas pelos atendidos.

Entre os serviços disponibilizados, estão: cadastramento e recadastramento do CadÚnico, inscrição no Auxílio Brasil e orientações para obter Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteirinha do Idoso Interestadual e isenções para o Registro Geral (RG) e da tarifa de água e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

O ônibus foi adaptado às diversas necessidades da população, inclusive com elevador que permite que deficientes físicos acessem o interior do veículo. O equipamento conta ainda com toldos, cadeiras, mesas e recebeu plotagens que conferem um aspecto acolhedor e diferenciado.

  

Segue aberto o novo edital para aquisição de lotes do Polo Tecnológico Sul

 Segue aberto o novo edital para aquisição de lotes do Polo Tecnológico Sul


Concorrência pública, na modalidade de maior preço, está aberta para 17 imóveis com valores subsidiados


Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU



Após a autorização do prefeito Odelmo Leão, agora é possível a alienação junto à iniciativa privada de 17 áreas localizadas no Polo Tecnológico Sul, primeiro loteamento empresarial público de Uberlândia, na rua da Carioca, 3.000, no bairro Gávea. Conforme o edital, os interessados podem agendar visitas técnicas ao local, antes da abertura dos envelopes da licitação, prevista para 4 de agosto, às 13h, na Sala de Licitações da Diretoria de Compras, da Secretaria Municipal de Administração.

Os lotes são destinados à instalação de empresas de base tecnológica, mas sua aquisição não está restrita a esse público. Dessa forma, o edital possibilita que empreendedores interessados em construir edificações para alugar ao setor de tecnologia e inovação também apresentem propostas. Com a comercialização dos imóveis, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) estima que o Município vai arrecadar, pelo menos, R$ 10,5 milhões em até três anos.


O Polo

O Polo Tecnológico Sul foi formalizado junto ao programa “Inova Uberlândia”, cuja lei de apoio às empresas de base tecnológica foi sancionada em 2017. Conduzido pela SMAEI, o condomínio fechado tem 152.845 m² com 32 lotes, dois dos quais são para serviços de apoio (como o setor de alimentação).

Em março de 2020, a SMAEI concluiu a primeira etapa de licitação dos lotes com uma empresa de base tecnológica vencedora. Em agosto de 2021, o Polo foi inaugurado com toda a infraestrutura de base pronta.

Hoje, o empreendedor que se estabelecer no local vai encontrar todas as vias asfaltadas, com estacionamento, ciclovia, calçada, depósito de resíduo, sistema de drenagem pluvial, guarita e uma área de recreação de 26,7 mil m² (com teatro arena, mirante e paisagismo, entre outros).

Além disso, o Polo tem sistema de iluminação pública e redes subterrâneas de energia elétrica, com postes de luz de LED e postes de energia solar e transformadores com capacidade para abastecer o equivalente ao consumo de 100 residências de tamanho médio. Na parte de saneamento, há uma estação elevatória de esgoto, poços de visita (PVs) e 1,8 mil metros de rede de água.


Incentivo ao empreendedor

Conforme o edital, cada candidato poderá adquirir até três lotes. Os vencedores terão que garantir a ocupação dos imóveis por empresas de base tecnológica pelo prazo de 30 anos. Até o pagamento integral do lote, a venda ficará sujeita a uma cláusula de inalienabilidade e impenhoralidade por um período de cinco anos a partir da transferência da propriedade, cujas custas correrão por conta do vencedor.

O Município concederá isenção sobre o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e de (IPTU) por dez anos, mediante cumprimento de contrapartidas sociais presentes na lei do Inova Uberlândia.

O critério para a compra do imóvel é o de maior oferta. Para participar do processo licitatório, é preciso apresentar uma caução equivalente a 5% do valor mínimo definido em edital sobre o valor à vista para a área de interesse.

Esse valor, se pago em dinheiro, será abatido do pagamento da proposta vencedora e devolvido, mediante requisição, aos vencidos ou a quem formalizou a desistência antes da abertura dos envelopes. Já o vencedor da licitação que desistir da compra não terá a caução restituída. 

O pagamento pelo terreno poderá ser dividido em até 36 parcelas, mas quem pagar à vista obterá 10% de desconto, desde que o valor resultante não seja inferior ao mínimo usado de referência no processo. Outro benefício é o subsídio de 40% sobre o preço mínimo do lote estimado pelo Município. Em contrapartida, os vencedores da licitação terão que investir ao menos esse valor na construção do empreendimento.

Conforme a metragem do lote, os proprietários terão que cumprir prazos diferentes de realização dos projetos arquitetônicos a serem instalados. Por exemplo, empreendimentos com obras de até 1 mil m² devem realizar 50% dos investimentos de contrapartida em até nove meses a partir do alvará de construção e alcançar 100% em 18 meses. Já os empreendedores com área de até 2 mil m² terão prazos de construção que variam de 12 a 24 meses.

Neste edital, há lotes de 600,3 m² até 4.850 m². Já o valor mínimo de alienação, descontado o subsídio de 40%, varia entre R$ 276.944,56 e R$ 1.914.724,71 a depender do tamanho do imóvel.


Visita técnica

A Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação acompanhará os interessados em visitas técnicas ao Polo, que serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até a véspera da abertura dos envelopes de habilitação, em 3 de agosto. Os agendamentos já poderão ser feitos a partir desta quarta. A empresa interessada deve agendar a visita, com no mínimo 24h de antecedência, pelo e-mail agendamentopolo@uberlandia.mg.gov.br, indicando a data e horário pretendidos.

Dúvidas sobre a licitação podem ser tiradas pelo e-mail licitacoespmu@uberlandia.mg.gov.br ou por escrito ao presidente da Comissão Permanente de Licitação, na Diretoria de Compras, até cinco dias úteis antes da abertura dos envelopes. A Diretoria de Compras fica no 3º piso, bloco 2, do Centro Administrativo Municipal.

 

Como será?


– Da parte da Prefeitura:


a) São 17 lotes.

b) O edital terá abertura dos envelopes com as propostas no dia 4 de agosto, às 13h.

c) Visitas técnicas: em dias úteis, de segunda a sexta, das 9h às 17h, durante a vigência do edital, até 3 de agosto, e mediante agendamento, com 24 horas de antecedência, junto à SMAEI pelo agendamentopolo@uberlandia.mg.gov.br

d) A Prefeitura vai conceder desconto, como subsídio, de 40% sobre o valor utilizado como referência para negociação do lote e conceder isenção de ITBI. Além disso, quem pagar o valor à vista terá mais 10% de abatimento.


– Da parte da empresa concorrente:


a) As empresas têm direito a concorrer a todos os lotes, mas só podem levar até três, sendo um lote por proposta.

b) A empresa vencedora não precisa ser de base tecnológica, mas deve garantir que o imóvel construído no local seja utilizado por empreendimentos do setor pelo prazo de 30 anos. Até o pagamento integral do lote, a venda ficará sujeita a uma cláusula de inalienabilidade e impenhoralidade por um período de cinco anos a partir da transferência da propriedade, cujas custas correrão por conta do vencedor.

c) Para concorrer à compra, o interessado deve dar uma caução equivalente a 5% do valor mínimo estimado pela Prefeitura sobre o preço à vista do lote de maior valor. Se pago em dinheiro, esse valor será abatido no preço final em caso de compra ou devolvido, sob requisição, aos vencidos e àqueles que desistiram do processo antes da abertura dos envelopes.

d) A empresa vencedora poderá quitar o lote à vista, com 10% de desconto, ou em até 36 meses, sem desconto, com correção anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

e) Encargos: o valor equivalente ao subsidiado pela Prefeitura no terreno deve ser investido na construção do empreendimento; é estabelecido um prazo para a conclusão da construção, variando conforme a metragem do imóvel adquirido; o início dos investimentos deve começar até seis meses após a lavratura da escritura.

  

Trabalho de recuperação asfáltica acontece em oito bairros da cidade nesta quarta-feira (29)

 Trabalho de recuperação asfáltica acontece em oito bairros da cidade nesta quarta-feira (29)


Equipes da Prefeitura atendem mais de dezessete vias do município


Foto: Danilo Henriques - Secretaria de Governo e Comunicação



A Prefeitura de Uberlândia estará com equipes da Operação Tapa-Buracos, nesta quarta-feira (29), nos bairros Centro, Lídice, Mansour, Santa Mônica, Pacaembu, Presidente Roosevelt, Jardim Canaã e Esperança para realizar trabalho de recuperação asfáltica. Serão contempladas mais de dezessete vias.

O cronograma de trabalho é elaborado diariamente por técnicos municipais, que fazem o mapeamento das vias, e também por meio da solicitação dos cidadãos junto à Prefeitura. Para solicitar o serviço, os cidadãos podem repassar ao Serviço de Informação Municipal (SIM) pelo telefone: 3239-2800.

As equipes estarão trabalhando nos locais com a aplicação de Concreto Betuminoso Usinado à Quente, conhecido como CBUQ, utilizado para reparos de grandes extensões ou onde há a incidência de muitos buracos, devido a sua maior capacidade de rendimento do serviço.


Primeiro trimestre

O Programa Uberlândia Integrada II, o maior pacote de intervenções viárias da história da cidade, segue executando diversas intervenções. Uma delas é o trabalho de manutenção do pavimento asfáltico, somente nos três primeiros meses de 2022 foram aplicadas 4.131,30 toneladas de massa asfáltica na Tapa-buracos. Ao todo, 74 bairros foram atendidos e 738 ruas puderam ser contempladas com as melhorias dos serviços da Secretaria de Obras.

Settran implementa melhorias no trânsito do bairro Luizote de Freitas

 Settran implementa melhorias no trânsito do bairro Luizote de Freitas


Semáforos, rampas de acessibilidade e sinalizações foram feitas no cruzamento da avenida José Fonseca e Silva com a rua Paulo Luís Rotelli


Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU



A Prefeitura de Uberlândia segue investindo em qualidade no trânsito e, nesta quarta-feira (29), instalou novos semáforos no bairro Luizote de Freitas. O cruzamento da avenida José Fonseca e Silva com a rua Paulo Luís Rotelli foi contemplado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) com os equipamentos. A instalação foi feita pela empresa licitada Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda.

“Frequentemente temos realizado essas ações que trazem mais dinamismo e mobilidade ao trânsito de Uberlândia. Hoje quem recebe os investimentos são as pessoas que trafegam por aquele trecho do Luizote, mas seguimos atentos às demandas apresentadas pelos moradores do nosso município”, contou o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

As melhorias da Settran no local envolvem ainda a instalação de rampas de acessibilidade, além da demarcação da sinalização horizontal nas vias. Por fim, a rotatória que havia no respectivo cruzamento foi retirada para garantir a eficácia das alterações promovidas pela pasta.

Recentemente, seis pontos do município foram beneficiados com a instalação de novos semáforos, um destinado para pedestres no bairro Tubalina e mais cinco para veículos, nos bairros São JorgeJardim PatríciaPacaembuSanta Mônica e Granada. Todos estes investimentos fazem parte do pacote em acessibilidade assinado pelo prefeito Odelmo Leão.

Settran interdita trecho da avenida Rondon Pacheco nesta quinta (30)

       Settran interdita trecho da avenida Rondon Pacheco nesta quinta (30)


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) informa que realizará, nesta quinta-feira (30), a interdição parcial do trecho da avenida Rondon Pacheco, entre as ruas da Carioca e Tijuca, no bairro Tabajaras.


O motivo da interdição é a concretagem do viaduto da avenida dos Municípios. Neste dia, o trânsito ficará parcialmente interditado na Rondon Pacheco das 7h às 14h. Devido à restrição, os motoristas devem trafegar com atenção nas proximidades do trecho em que o trânsito será desviado.